Volvo Bus cresce 60% nos rodoviários

Volvo Bus cresce 60% nos rodoviários

A Volvo Buses Latin America comemora números excepcionais em 2023 no país e divulga crescimento de 6,4% nos chassis pesados. Foram 700 unidades vendidas e a perspectiva de o elétrico BZL registrar grande aumento de vendas.

O veículo já foi aprovado em testes em Curitiba e a espera de repetir o resultado em São Paulo, o maior mercado brasileiro. Os dois maiores centros de implantação de veículos elétricos.  No mundo, a montadora calcula que já comercializou mais de 5 mil veículos do tipo. 

Segurança e economia

O ano de 2023 foi mais um ano de crescimento em sua operação de ônibus na América Latina. Além dos 700 chassis entregues no Brasil, outros 1,275 foram exportados para os demais países do continente.

“Nosso crescimento no país chegou a 60% nos rodoviários pesados de até 510 cv”, comemora Marques. Destaque também para as configurações 6×2 e 8×2 do Volvo B320R, segmento que apresentou evolução de 20%. 

“Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes é, em grande parte, um reconhecimento aos atributos nos nossos novos chassis rodoviários Euro 6, altamente tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos”, observa André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

Força de vendas

O executivo também destaca a atuação comercial altamente profissional da rede. “Nossas concessionárias e seus técnicos em negócios estratégicos nos permitiram fazer um grande volume de entregas”,

Além do Brasil, que representou 55% das vendas na América Latina, outros destaques na região foram o Chile e Peru, que juntos participaram em 30% das 1.275 entregas de ônibus Volvo no continente.

Modelo para a Europa

Em paralelo a esse sucesso, começa um novo ciclo na Volvo Buses da Europa. Especialmente com a contribuição da filial latino-americana, a empresa inicia as vendas de ônibus em parceria com encarroçadoras independentes, ao feitio do sistema utilizado no Brasil.

“Nosso banco de dados serviu de base para a nova experiência”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. A conferência dessas informações deixou clara as vantagens do método em todas as fases da produção, vendas e assistência técnica.

Desde a produção propriamente dita, com a montagem da carroceria sobre o chassi, a produtividade da linha de montagem, o uso de mão-de-obra especializada e constantemente atualizada, os custos de produção, os prazos de entrega, a ampliação da rede de assistência técnica conjunta e a rentabilidade do negócio.

Mais rentabilidade

“Não restam dúvidas sobre as inúmeras vantagens do sistema brasileiro e na base do negócio: a oferta de preços mais competitivos, menores prazos de entrega, atendimento facilitado e personalizado dos clientes e a manutenção do foco na produção de chassis”, elenca Marques.

Não se pode esquecer da maior rapidez de atendimento aos clientes, que no caso da venda dos ônibus integrais exigia um exagerada burocracia e o envolvimento de dezenas de decisões diferentes para atendimento até de simples mudanças. Isso sem falar do cadastramento de cada demanda, históricos e centenas de homens-hora no processo.

Novas parcerias

O novo sistema inicia com os chassis 7900, que passam a ser atendimento de uma encarroçadora turca e pela tradicional MCV egípcia e a Sunsundequi espanhola . Sem tocar em números, Marques deixa claro que as vantagens são muitas e os custos muito menores em comparação com os ônibus integrais.

A nova fase a fábrica de Wroclaw, na Polônia, passa para a Vargas Holdind, empresa que vai redirecionar e aumentar gradualmente a produção da planta, usando parte dos ex-funcionários da Volvo Buses.

A Volvo Buses continuará a ter a interface do cliente, oferecendo aos clientes na Europa uma gama completa de ônibus e ônibus em parceria com encarroçadores externos selecionados, garantindo um serviço de tempo de atividade forte e um alto padrão de segurança e qualidade. Isso dará à Volvo Buses uma estrutura mais enxuta, maior flexibilidade e a capacidade de atender melhor aos requisitos do mercado e às demandas dos clientes.

A fabricação de carrocerias em Wroclaw está planejada para continuar até este e os pedidos feitos para ônibus completos na Europa serão entregues na fábrica de Wroclaw de acordo com o planejado. A Volvo Buses vai continuar a oferecer serviço e suporte completos à frota existente, bem como à nova oferta. As fábricas do México e Estados Unidos continuam a produzir normalmente.

revtransporte

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