A Transvale, de Cascavel, PR, celebra três anos do programa “Caminhos seguros”, quem como objetivo mais qualidade de vida para os caminhoneiros, especialmente em saúde e segurança. “Os profissionais adquirem conhecimentos e habilidades cruciais para lidar com situações de risco nas estradas”, diz Julio Medeiros, diretor Comercial da Transvale.
Entre 2023 e 2025 a empresa realizou mais de 18 eventos reunindo cerca de 2.400 caminhoneiros. A formação de profissionais é um tema importante. Segundo dados da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, o número de pessoas autorizadas a dirigir caminhão caiu 62,89% no país nos últimos 10 anos.
A Transvale, com 130 caminhões próprios, investe pesado no programa como forma de conscientizar e capacitar os caminhoneiros sobre as práticas seguras no transporte rodoviário. O “Caminhos seguros” oferece treinamento, palestras e workshops sobre direção defensiva, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de simulações lúdicas de situações como sono e embriaguez.
Investimentos
O roteiro de cidades atendidas muda a cada ano. O programa já esteve em mais de 10 cidades e nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A empresa colabora com as demais iniciativas que atuam em favor da saúde, segurança e bem-estar dos caminhoneiros. O evento mais recente aconteceu em Uberaba, MG, intitulado “Juntos pela segurança” e organizado pela Mosaic, empresa de fertilizantes, com diversas transportadoras.
Transportadora paranaense investe em segurança
