Testes VW atingem 30 milhões de quilômetros

Testes VW atingem 30 milhões de quilômetros

Depois de 25 anos de sua fundação, o centro de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, instalado na fábrica de Resende, RJ, os testes de produtos já somaram dezenas de milhões de quilômetros, tanto no campo de provas da empresa na sede como nas ruas e estradas brasileiras.

Especialmente os testes de durabilidade são realizados nas “ruas” e estes já completaram 30 milhões de quilômetros percorridos nessas checagens de qualidade e resistência. O teste de durabilidade é apenas um dos mais de 300 diferentes testes.

Mas é um dos mais importantes porque coloca o veículo Volkswagen em situações diferentes de altitude, clima, interferências eletromagnéticas, resistência à água ou colisões, exposição ao tempo, tipos de terreno, dados para análises estruturais em bancada e muitos outros.

O arsenal é vasto e a decisão sobre quais simulações desempenhar varia a cada projeto. Uma das novidades da montadora é uma central específica para testes de software, com o aumento crescente da tecnologia embarcada nos caminhões e ônibus VW.

“Temos um centro de excelência na nossa fábrica em Resende, de onde desenvolvemos, testamos e produzimos cada modelo nosso que vai chegar a um dos mais de 30 países em que estamos presentes. Contamos com uma equipe de especialistas com mais de 500 profissionais envolvidos nessa dinâmica para oferecer a melhor solução em custo-benefício ao nosso cliente”, resume Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Sob qualquer condição

De altitudes de 5.200 metros, sem equivalente no Brasil, a temperaturas de -18°C ou até +50°C, todas as reações do veículo são observadas. Os veículos rodam até mesmo em neve para avaliar o comportamento em terrenos de baixo atrito ou são submetidos à imersão em água para simular tráfego em áreas de alagamento.

Num recente lançamento, o veículo apresentado havia passado por análises tão severas quanto às dos terrenos em que rodou. A engenharia VW instalou mais de 300 pontos de monitoramento em protótipos com essa finalidade. Sensores e instrumentos especiais instalados nos veículos confirmaram a capacidade do veículo de suportar as mais severas e adversas condições de rodagem.

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