Scania lança caminhão 8×4 teleoperado

Scania lança caminhão 8×4 teleoperado

Acaba de ser apresentado o Scania G 500 8×4 teleoperado, fruto da parceria entre Scania, Fidens e Hexagon. Esta última contribui com a alta tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit), enquanto a Fidens, prestadora de serviços de mineração, foi a pioneira no desenvolvimento e operação do veículo.

Já a concessionária Scania Itaipu é a responsável pela venda e garantirá todo o apoio no trabalho com o completo pacote de soluções de serviços que dispõe em sua competente estrutura de cobertura nos estados de Minas Gerais e Pará.

O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper foi desenvolvido para operações fora de estrada, tem pbt técnico de 60 toneladas e motor de 500 cv de potência.

Mais eficiência

A engenharia Scania trabalhou para oferecer aumento de produtividade, maior segurança e velocidade de operação, além de maior eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. Outro destaque é que o veículo sai de fábrica com garantia e homologação da Scania.

A operação típica desse tipo de caminhão 8×4 teleoperado são os serviços em áreas de risco e descomissionamento de barragens. E é resultado de estudos iniciados em 2019, quando se tornou obrigatório no Brasil esses descomissionamentos de barragens, que utilizam o método de alteamento a montante.   

Esse é o tipo de construção, em que os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado (uma em cima da outra, tornando o montante suscetível a infiltrações de água e aumentam a chance de rompimento).

A distância

Para cumprir a lei, as estruturas perdem a missão de armazenar rejeitos, sendo descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente, numa recuperação das áreas degradadas. Em âmbito nacional, é a Agência Nacional de Mineração (ANM) a responsável pela fiscalização e regulação das atividades de mineração.

O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância.

Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar a 30 km de distância. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, arregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.

Descomissionamento

“A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminhão 8×4 da mineração brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8×4 teleoperado do Brasil”, diz Thiago Frauches, diretor Comercial da Fidens.

O executivo acredita que esse caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Além disso, trará mais produtividade, mais segurança na operação e menor custo.

Portfólio

“Essa solução de teleoperação vai beneficiar toda a comunidade. Essa é uma verdadeira iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a segurança dos operários, com a menor emissão de poluentes e a diminuição no consumo de combustível. Ou seja, uma eficiência operativa. Além disso, estamos protegendo a comunidade próxima às barragens, numa operação muito mais segura e bem mais controlada”, conta Rodrigo Couto, presidente América Latina – Hexagon, divisão de Mineração.

“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.

Ele acrescenta que o apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial. “O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, completa.

Monitoramento

O caminhão é igual ao mesmo que sai da linha de produção. O segredo está na interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleoperação. A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância.

O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

A solução das empresas oferece uma inteligência operacional para que o trabalho tenha o menor impacto possível para as pessoas, com um grande benefício do ponto de vista técnico e comercial para o cliente.

Apoio total

“Estamos oferecendo todo o apoio necessário a esta parceria e prontos para atender todas as necessidades do segmento com este primeiro caminhão teleoperado 8×4. Acreditamos muito no potencial deste mercado aqui na região de Minas Gerais e estamos investindo cada vez mais em estrutura para suportar os clientes. Temos um portfólio completo de serviços para a mineração”, diz Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu.

“Temos uma equipe dedicada para o atendimento ao segmento fora de estrada. Dessa forma, temos ainda mais conhecimento para oferecer a melhor solução ao cliente. Parabéns à Fidens e a Hexagon por esta parceria conosco e a Scania, e que venham outros desafios para surpreendermos o mercado.”

O caminhão chega para aumentar a produtividade e a velocidade da operação não-tripulada. Hoje, a tecnologia oferecida no mercado tem capacidade de carga inferior e velocidade menor.

Pronto de fábrica

“Essa solução no 8×4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade”, explica Thiago Frauches, da Fidens. “A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão.”

“É um diferencial no mercado o produto sair pronto de fábrica, com os engenheiros fazendo todo o processo de adaptação desde o “nascimento” na linha de produção. É uma ação em conjunto sem precedentes para a mineração no segmento 8×4”, revela o diretor.

Adaptações

O G 500 8×4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.

As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.

revtransporte

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