Scania chega à liderança e aos 500 mil

Scania chega à liderança e aos 500 mil

Em ano de boas notícias, a Scania comemora a montagem de seu caminhão meio milhão em São Bernardo do Campo, SP, e destaca os festejos no veículo 500 mil que será sorteado dentro de um grupo especial do consórcio Scania com 200 cotas.

Não é nenhuma série especial, mas um caminhão apenas. Estão habilitados, todos os proprietários de cada uma das cotas, que foram vendidas rapidamente. os 200 empresários que compõem o grupo. Cada cota foi vendida por R$ 1.184.000,00.

No pacote de soluções de serviços, o vencedor do Scania 500 ganhará o Pro Control por três anos, mais conectividade. O ganhador do sorteio receberá o veículo com documentação e IPVA 2024 já pagos.

A ocasião é perfeita para destacar também todas as façanhas da montadora no país, desde sua inauguração no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, em 1957.  

Jornada de recuperação

O sorteio do Caminhão 500K se dará no dia 2 de julho próximo, dia em que a montadora comemorará seus 67 anos de Brasil, durante a Semana da Paixão Scania, alusiva ao aniversário. Na ocasião também serão lembrados os 42 anos do Consórcio Scania.

“Estamos vivendo uma jornada de recuperação”, comemora Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, sobre o atual momento da montadora no país. Em um período não muito longo a participação da Scania nas vendas de caminhões saltou de 14% para os atuais 23%, o que a coloca novamente no topo dos emplacamentos de caminhões no Brasil.    

O executivo diz que a Scania ficou em primeiro lugar nos meses de fevereiro, março e abril e no primeiro quadrimestre do ano. “Atualmente, no ranking dos 10 caminhões mais emplacados da Fenabrave, a Scania é a única a ter quatro modelos”, festeja.

Liderança em pesados

“A reconquista da liderança comprova o quanto nossas soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras estão oferecendo de máxima rentabilidade e disponibilidade ao cliente. Temos o menor custo total de operação do mercado”, enumera Lucci

Ele acrescenta que o Scania 450 Plus é o atual campeão de vendas, e as gamas Super e fora de estrada fazem muito sucesso. Destaca também os modelos com tração 6×4, especialmente, o 560 R Super, com o novo cardan reto, que conquista cada vez mais clientes.

Nos 6×4 ele destaca que as vendas até o final de maio deste ano dobraram em relação ao total comercializado em 2023. Foram 4 mil unidades contra 2 mil. “Além disso, a linha de semipesados Scania está em crescimento constante, e passa a contar com a opção de motor Euro 6 de 7 litros e a caixa G25, do Super”.

Uma história de peso

“Dobramos o nosso tamanho nos últimos 20 anos, seguindo em uma jornada de investimento contínuo, em clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”, diz Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina.

“Neste período fomos bem-sucedidos porque provamos qualidade em nossa oferta de valor, responsabilidade na forma que fazemos negócios e, claro, porque construímos relações de confiança com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade”, lembra Podgorski.

Abrigando a primeira planta da Scania fora da Europa, o Brasil se tornou também um hub industrial de exportação. Cinquenta e dois países já receberam produtos a partir do Porto de Santos, SP.

O Caminhão do Ano

Marca que foi até veículo de série de teve, a Scania vem de uma outra série, a dos pioneirismos. Desde 1957, a Scania trilha uma jornada de inovação e revolução no mundo dos transportes.

Ao longo do tempo, aliou tecnologia, serviços e soluções sustentáveis para oferecer um atendimento premium aos clientes. A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, sede da Scania no Brasil, foi inaugurada em novembro de 1962.

O caminhão número 20 mil foi um modelo L 111, em 1976. Em 1983, a fabricante registrou as 50 mil unidades produzidas com o veículo T 142. No ano de 1990, o produto global 600 mil foi feito no Brasil (T 112 HW 360).

Já em 1993, a fábrica chegou ao veículo 100 mil celebrado pelo R 113 H 360. O caminhão 150 mil, em 2004, foi representado pelo R 420 4×2, de cor prata.

Objeto de desejo

Em 214 mil m² de área construída, ocorrem desde o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio até a montagem de caminhões e chassis de ônibus.

“Para essa engrenagem funcionar, nossa prioridade ao longo dos anos foi manter o parque fabril atualizado com o que há de melhor em talentos e tecnologia”, conta Podgorski.

O Caminhão 500k é um modelo 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.

Tecnologias embarcadas

No interior da cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar de 350Kw.

Melhoria contínua

“A Scania nunca se acomodou. Sempre nos motivamos a buscar o novo, o moderno, mas sempre com a visão de ter o cliente em primeiro lugar, ou seja, de lançar modelos que de fato tornem a vida do cliente mais rentável. Não adianta desenvolver um veículo que não vai caber no bolso do transportador”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Temos vários pioneirismos ou antevimos soluções que entraram para o dia a dia do mercado. Destaco a direção hidráulica (1963), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), intercooler (1983), freio auxiliar Retarder (1998), caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001) e a linha a gás (GNV, GNL e/ou biometano), que chegou com a revolucionária Nova Geração de caminhões (2019)”, diz Gallao.

Consórcio 42 anos

Rodrigo Clemente, diretor do Scania Consórcio, comemora o caráter impulsionador do lançamento do grupo especial de 200 cotas, dentro do qual será sorteado o Scania 500, filho único da linha de produção para as festividades do evento de 500 mil caminhões Scania no Brasil.

No ano passado já conquistamos números excepcionais, com a realização de uma carteira de 3.200 cotas e, este ano, apenas até abril já havíamos ultrapassado as 1.200 cotas”, calcula Clemente. 

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *