Scania Brasil faz 65 anos

Scania Brasil faz 65 anos

A Scania está comemorando 65 anos de Brasil. Exatamente no dia 2 de julho de 1957 era inaugurada a primeira fábrica ainda demoraria um pouco. Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e, pelo sistema CKD, eram montados na fábrica da Vemag, no bairro do Ipiranga em São Paulo.

O celebre L 75 inaugurou uma nova era no Brasil, com o inicio da oferta de caminhões pesados de verdade. E o da dieselização da frota de caminhões no país, na ocasião formada por uma maioria absoluta de veículos a gasolina.

Além dos “Jacarés”, os focinhados caminhões cor de laranja da marca, vieram uma série de novidades introduzidas pela Scania no Brasil. Já em 1972 chegou o primeiro chassi de ônibus com motor traseiro, o BR 115, inaugurando o conceito de maior conforto para passageiros e motorista. No mesmo sentido chegou o ônibus urbano de piso baixo com o L94 UB.

O transportador já havia sido apresentado pela Scania à direção hidráulica em 1963, incluída no chassi de ônibus B76. A suspensão pneumática instalada no eixo traseiro dos ônibus da marca em 1968 foi outro diferencial de conforto dos ônibus da montadora. Outra novidade destacável foi o chassi B 111 RS, o primeiro articulado do país. 

Símbolo de caminhão pesado no Brasil, a marca apresentou o cara chata LK 140 ganhou as estradas em 1974, foi o inicio da mudança geral de configuração que viria depois para ganhos de espaço. E foi protagonista até da série de tevê “Carga Pesada”. 

Para aumentar a eficiência operacional o intercooler foi lançado em 1983. E um dos maiores sucesso da marca Scania, a série 3, foi apresentada em 1991. Em 1998 o trem motor Scania passou a incluir o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. E mais. Em 2001 a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros foram oferecidos.

A marca Scania, referência em serviços de manutenção e disponibilidade de peças de reposição na série histórica, também se destacou nos planos de manutenção oferecidos até chegar hoje aos planos flexíveis e à conectividade, que permite que o cliente pague pelo que usa e pare quando precisar. Além disso, permite flexibilização também dos períodos de manutenção preventiva dependendo da severidade dos serviços.

Série especial

Como sempre faz, a Scania comemora o momento com o lançamento de uma série especial. São dois modelos RH 450, nas configurações 4×2 e 6×2 e RH 540 6×4. Os motores são os 13 litros Euro 5 e conjugados respectivamente de 2.350 Nm e 2.700 Nm.

Estão disponíveis apenas 265 unidades para venda. Uma tradicional e outra para compradores que têm caminhões programados e faturados para entrega de setembro até o final do ano. Estes podem comprar um kit que transforma o veículo em um especial de 65 anos por R$ 35 mil.

A edição comemorativa tem itens que incluem teto alto, farol de teto, defletores, saia lateral, pintura Nardo Gray, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço pretas, entre outros tantos. Isso sem falar de pacotes de serviços e gestão.

Também há facilidades na hora da compra: o Scania Banco oferece carência de seis meses e sem parcelas intermediárias no CDC. E as vantagens não acabam, de lambuja o comprador tem desconto de 12% no prêmio de seguro e até dez parcelas sem juros; com 1,5% a menos de taxa de administração na aquisição da cota.       

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *