Provisões para o futuro
A Eaton mostrará na Lat.Bus Transpúblico muito mais que o portfólio eMobility, aquele voltado à eletrificação. Lá estarão as últimas novidades e soluções que atendem motores a combustão, híbridos e elétricos para o mercado OEM e de reposição do segmento de ônibus e micro-ônibus urbanos e rodoviários.
A transmissão de 4 velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa automatizada EABO-6106, específica para aplicação urbana em micro-ônibus, estão entre os destaques. “Desenvolvemos soluções sustentáveis e robustas, que estão prontas para oferecer mais desempenho, autonomia, conforto e, sobretudo, energia limpa para o setor”, comenta Sérgio Kramer, diretor de Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da Eaton.
Já usada nos Estados Unidos e Ásia, a transmissão de 4 velocidades para aplicação elétrica e híbrida tem seu tamanho e peso reduzidos quase pela metade e oferece alta capacidade de torque. Entre as vantagens está a otimização da durabilidade e autonomia da bateria que gera aumento da eficiência do veículo e reduz significativamente seu custo para o consumidor final.
Por sua vez, a transmissão EABO-6106 para micro-ônibus tem os inúmeros benefícios que uma caixa automatizada proporciona. Ela inibe abusos do trem de força e prolonga a vida útil dos componentes de maior desgaste, como embreagem e sincronizadores, reduzindo os gastos com manutenção.
A versão automatizada também contribui para a diminuição do cansaço do motorista em condições de tráfego intenso e melhora a segurança durante a condução do veículo, possibilitando ao condutor ficar focado nos pontos mais importantes: os passageiros e o trânsito. Esta caixa como característica a robustez, de acordo com as especificidades do mercado brasileiro, assim como o ciclo de trabalho agressivo do anda-e-para das vias urbanas.
Ainda no portfólio eMobility, a Eaton apresentará soluções como o Flex PDU (Power Distribution Unit), que distribui as cargas de alta voltagem (até 900V) para os sistemas críticos do veículo, protegendo os sistemas elétricos, eletrônicos e os ocupantes dos veículos, desenvolvido para as rigorosas demandas veiculares de potência e preparado para atuar com diferentes situações envolvendo umidade, vibração, variações de temperatura e poeira.
Racionalizando
A novidade Breaktor também será apresentada, ela une a função de contator e fusível em um único produto, podendo rearmar automaticamente. E ainda será possível ver o Inversor, que transforma corrente contínua (12V) em corrente alternada (110V), permitindo a utilização da energia da bateria do veículo em equipamentos domésticos a bordo.
Outra inovação é o PDM (Power Distribution Module) módulos de distribuição para circuitos de baixa voltagem, em 12 e 24V, combinando fusíveis e relês de uma maneira configurável, protegendo de sobrecargas, além da função de comunicação via CAN com os demais componentes do veículo.