Otimismo de volta
Pelos lados de Caxias do Sul as notícias animam. A Marcopolo, maior encarroçadora do Brasil e uma das maiores do mundo, registrou crescimento de 37% no último trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior. A diretoria da empresa crê numa inflexão positiva. No ano passado a Marcopolo produziu 11.230 unidades, das quais 21,8% foram produzidas no exterior.
No último trimestre de 2021, a produção da Marcopolo cresceu 37% na comparação com o terceiro trimestre, indicando inflexão positiva na demanda. Em 2021, a Marcopolo produziu 11.230 unidades. Deste total, 21,8% foram fabricadas no exterior.
Os maiores destaques na produção estrangeira foram a Argentina, crescimento de 263,4%, montagem de 843 unidades; a operação da África do Sul produziu 240 unidades, apontando um crescimento de 41,2% e a fábrica do México, que emplacou 1.063 carros, evolução de 46,8% sobre o ano anterior.
No Brasil, deixaram as linhas 7.308 ônibus direcionados ao mercado interno, numa redução de 18,2% em comparação a 2020. Já as exportações a partir da produção nacional, somaram 1.859 unidades, 18,7% inferior em relação ao último ano.
Ponto fora da linha foi novamente o segmento de micro-ônibus, que mostrou bom desempenho, destaque para a produção de Volare. Em 2021, a produção cresceu 40,8% em comparação ao ano anterior, totalizando 3.398 veículos.
“Para este ano, acreditamos num melhor desempenho, com o arrefecimento da pandemia em diversos mercados e crescimento de volumes em todos os segmentos”, estima José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo. Em 2021 a participação da Marcopolo fechou o ano com uma fatia de 56,9%.