Os novos FH 2025 já chegaram ao Brasil

Os novos FH 2025 já chegaram ao Brasil

Fato comum já há muito tempo, a Volvo já disponibilizou no Brasil, os novíssimos FH 2025, lançados na Europa recentemente. Esses cavalos mecânicos são o estado da arte em tecnologia e conectividade da marca sueca.

Os predicados da nova linha vão além do que já era oferecido pela linha anterior e chegam a aumentar a produtividade e conforto para o motorista, sem falar dos ganhos de segurança e economia de combustível.

O alto nível de conectividade vem das melhorias introduzidas no sistema I-See, capaz de prever a estrada à frente. A nova versão da tecnologia vai além das subidas e descidas do caminho e se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.

Retrovisores

Os novos retrovisores usam câmeras, cujo corpo diminui o arrasto aerodinâmico e contribui para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, através de informações em tempo real ao motorista e gestores de frota.

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, observa Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Interessante lembrar, que vários dos novos recursos estarão presentes nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.

Menor consumo

Com certeza, um dos grandes destaques da nova linha é a oferta de retrovisores por câmeras, apesar de ser item opcional. A ideia é óbvia, diminuir radicalmente o arrasto aerodinâmica causado pelos grandes espelhos óticos tradicionais, substituindo-os pelas câmeras, muito menores.

A consequência é a substancial redução no consumo de combustível, além da mitigação do ruído causado pelo corpo dos retrovisores convencionais ao cortarem o ar.

“Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para diminuir ainda mais o consumo de combustível, principal item da planilha de custos operacionais”, explica Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.

Outras melhorias têm a ver com a aerodinâmica do caminhão. Várias alterações foram feitas para aprimorar a aerodinâmica e diminuir o impacto da resistência do ar no consumo de combustível.

Além de deixar o caminhão mais bonito e com design mais moderno, foi desenvolvida uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter.  A conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução do I-See

Na busca de mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. E mais, no FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias.

“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério.

O sistema I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, há mais de uma década. O conceito, aos poucos, foi seguido por outros fabricantes do segmento.

“Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, diz ele.

Monitoramento

Outra boa novidade é o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias.

Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e a alta, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação.

Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.

“Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, complementa Valério.

É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. O acompanhamento pode ser feito remotamente pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

A nova cabina

As melhorias também são notadas na cabina do FH 2025, agora com nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante.

“O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de Vendas da Volvo.

No rol das melhorias estão os novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. As tomadas USB-C foram substituídas para novas, que garantem carregamento mais rápido de smartphones.

revtransporte

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