Os elétricos em alta

Os elétricos em alta

Pelo andar da carruagem a Mercedes-Benz Trucks tem como primeira opção para tração limpa os veículos elétricos, em vez da miscelânea de alternativas regionais e sazonais. Depois de lançar o eActros para transporte de distribuição pesada no ano passado, a empresa continua a aumentar a oferta desses veículos.

Para viagens de longo percurso o eActros LongHaul tem uma autonomia de 500 quilômetros e deve entrar em produção em série em 2024. Esses cavalos-mecânicos para pbt de 40 toneladas vêm sendo testados internamente nas instalações da Mercedes-Benz e a engenharia da companhia estima que ainda este ano as provas ganharão as estradas. A viabilização do eActros LongHaul, apostam eles, deve vir com o sistema de recarga de alto desempenho – batizada com “recarga megawatt”.

As versões eActros 300 e eActros 400 devem chegar em breve e, até julho agora, o Econic, este para uso em serviços municipais sairá da linha de montagem de Wörth como segundo veículo totalmente elétrico de produção em série. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos livres de CO2 para mais de 50% até 2030.

Para apresentar as várias opções que estarão disponíveis à clientel, a Mercedes-Benz organiza evento de várias semanas na fábrica de Wörth, a partir deste mês, com cerca de 1.000 participantes sobre mobilidade elétrica, que incluirá a infraestrutura necessária.   

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “O enorme interesse em nosso evento de condução do eActros em Wörth é mais uma prova da popularidade da mobilidade elétrica que está conquistando os clientes. Os clientes estão, assim, enviando um forte sinal a todas as partes interessadas para combinarem esforços e colocar cada vez mais caminhões elétricos nas estradas, expandir a infraestrutura de recarga e criar uma paridade de custos.”

Parceiros

Para oferecer as melhores alternativas para a recarga dos seus veículos, a Mercedes-Benz trabalha em conjunto com a Siemens smart Infrastruture, A Engie e o Grupo EVBox. Para a recarga de veículos de longo percurso, a Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo assinaram compromisso de parceria para estabelecer uma joint venture.

Essa joint venture deverá trabalhar no desenvolvimento e operação de uma rede de recarga pública de alto desempenho para caminhões pesados e ônibus rodoviários elétricos movidos a bateria na Europa. A rede de recarga estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca de seus veículos.

revtransporte