Ônibus 100% a gás roda em Ponta Grossa
A paranaense Compagas em conjunto com a Scania e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa iniciaram no dia 1º de agosto uma demonstração com ônibus K280 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias.
A prefeita Elizabeth Silveira Schmidt anunciou a ação inédita na cidade em operação real. A Casa Scania Cotrasa dará todo o apoio no dia a dia ao cliente escolhido, a Viação Campos Gerais. A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná.
O objetivo é certificar os indicadores de eficiência e, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo. Um relatório sobre a contribuição do modo de mobilidade para que sejam atingidas as metas de sustentabilidade.
Um transporte cada vez melhor
A prefeita Elizabeth Silveira Schmidt destaca: “A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente.”
Elizabeth complementa: “Tenho certeza que a população gostará muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”. A demonstração de Ponta Grossa é a quarta realizada este ano. Já ocorreram as de Curitiba e Londrina, também no Paraná.
Já o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., enfatiza que desde os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo. “Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, diz.
“Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia.”
Operação em linhas regulares de Ponta Grossa
O ônibus percorrerá diferentes linhas, pelas principais vias de Ponta Grossa, atendendo a um número maior de pessoas de diferentes perfis. O veículo 100% a gás se somou à frota da VCG -Viação Campos Gerais. A operação acontecerá entre segunda e sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas.
“A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas, que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás da Scania. A partir desse teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação”, destaca Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG.
Aprovação já ocorreu em três demonstrações
“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel”, diz Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza que teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, afirma Mendonça.
“Já estamos na quarta demonstração do ônibus a gás no Paraná, sendo três delas na região de atendimento da Cotrasa. É muito importante, mais uma vez, colocar esse veículo nas ruas para provar na prática sua viabilidade e sustentabilidade. Ponta Grossa possui o quarto maior PIB do estado. Trazer uma solução como essa para a região dos Campos Gerais fortalece a mobilidade urbana e o compromisso com o meio ambiente”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.