O Constellation mais potente

O Constellation mais potente

O VW Constellation 25.460, motorizado com o MAN D26 de 12,4 litros e 460 cv de potência encabeça a família de cavalos 6×2, segundo a Volkswagen a mais vendida do país. O trem de força inclui também a caixa automatizada Traxon, de 12 marchas com nova calibração, visando a proporcionar ao transportador um veículo ainda mais eficiente no trânsito rodoviário.

O chassi, montado na configuração 6×2, tem CMT – capacidade máxima de tração, de 70 toneladas. Para a engenharia da montadora o cavalo mecânico foi desenvolvido sob medida para oferecer a máxima robustez e economia, principais atributos perseguidos pela marca, especialmente na linha de extrapesados.

A cabine, para manter seu alto nível de conforto, ganha suspensão de cabine com quatro bolsões pneumáticos. O cinto de segurança agora é integrado ao banco do motorista, para oferecer mais comodidade ao condutor, que não sofrerá mais as agruras da fricção do cinto com o peitoral durante a operação. Para completar, outro iten importante pelas condições cliematicas do país, a cabine passa a contar com o climatizador instalado de fábrica.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO, acrescenta que a versão agrega as evoluções ao longo desde o lançamento dos Titan Tractor. “Todas as unidades do modelo já saem de fábrica com a plataforma de conectividade RIO para propiciar a telemetria e os consequentes ganhos operacionais.”

O conjunto do 25.460 foi desenvolvido para proporcionar o melhor desempenho e o menor consumo de combustível, além do conforto de um sistema de direção totalmente novo. Com entre-eixos de 3.600 mm, o modelo está equipado com suspensão metálica, para melhor se adaptar à realidade brasileira de operação.

Foram instalados dois tanques de 470 litros de combustível e um de 100 litros de Arla 32 para garantir grande autonomia. A maior autonomia da categoria visa a evitar a necessidade de abastecimento durante a viagem e incrementar a segurança e a eficiência logística.

O Constellation 25.460 tem outros avanços tecnológicos como o bloqueio do diferencial do eixo traseiro e o sensor de inclinação para ajustar a rotação e melhorar o consumo de combustível. A economia de diesel conta também com o Eco-roll, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, trazendo resultados significativos em redução no consumo.

Já o modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando uma saída suave sem trancos. O kick down reduz a marcha ao pisar fundo no acelerador, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. Finalmente, o EasyStart é o assistente de partida em rampa da Volkswagen Caminhões, mais um sistema de segurança importante num país com topografia tão acidentada.

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