Em operação indoor em propriedades rurais de Ribas do Rio Pardo, MS, os caminhões Volvo VMX 6×6 com CMT de 250 toneladas começaram a operar composições hexatrens, de seis reboques, que oferecem uma capacidade máxima 25% maior que a versão anterior de 200 t.
Trata-se do maior veículo florestal do mundo. que faz parte das operações de transporte de madeira da brasileira Suzano, a maior produtora global de celulose de eucalipto, proveniente de florestas plantadas.
São 14 hexatrens Volvo FMX 6×6, com motor de 540 cv, transferindo cargas para abastecer a nova fábrica da empresa localizada no mesmo município. A unidade começou a operar recentemente, dentro das operações florestais do Projeto Cerrado.
O Projeto recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões e reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como o uso mais eficiente de bioenergia.
Capacidade de carga
Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores.
O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.
“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, explica Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas Caminhões da Volvo.
Desempenho
Outra novidade presente nas novas composições foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração. Algo não raro de acontecer em aplicações severas como a que ocorre no transporte florestal.
“A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de 250 toneladas” Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Para o executivo da Suzano, o desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado.
Economia de diesel
Os Hexatrens vem sendo utilizados pela Suzano desde 2019, ano em que começaram a operar na unidade da empresa em Três Lagoas. Essas composições trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa.
Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e menor emissão de CO₂/m³.
O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegura Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.
A empresa
Com mais de 40 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina. A empresa tem 12 fábricas no Brasil, e outras na América do Norte e Europa.
Sua capacidade instalada anual chega a 13,4 milhões de toneladas de celulose, 1,7 milhão de toneladas de papéis e 280 mil toneladas de itens de higiene. Abastece mais de 100 países e seus produtos incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e absorventes, bem como novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.