Meritor lança eixo para 100 toneladas

Meritor lança eixo para 100 toneladas

A Meritor acaba de lançar no Brasil o eixo tandem MT- 17X HE, de High Efficiency, para até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. Trata-se, nada menos, do eixo de simples redução de maior capacidade de carga existente no mundo para transportes rodoviários extrapesados. A Meritor Brasil oferece ainda para esse segmento os eixos MS-160 EVO de 74 t e MT-610 de até 120 ton.

Para Fabio Brandão, diretor de Engenharia e PMO da Meritor Brasil, “o MT-17X HE integra a estratégia da companhia em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense. Ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente as capacidades das aplicações dos nossos clientes, contribuindo com um produto mais robusto e, consequentemente, mais leve”.

O MT-17X HE está disponível para aplicações 6×4 e 8×4, e oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos – tandem de simples velocidade. Isso é possível graças ao novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.

O novo projeto ainda contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. Com todas as evoluções realizadas pela engenharia global da maior fabricante de eixos do mundo, o MT-17X HE traz aumento de carga vertical de 12 para 13 toneladas por eixo.

Menos óleo, menos combustível

“Não se trata mais de um projeto, estamos falando de um produto real e em produção, robusto e tecnológico que também recebeu avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance já vista na categoria tandem”, reforça o diretor.

Brandão explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros, que é o padrão desta classe de eixos, para apenas 25 litros neste novo desenho, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extrapesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 cv.

Além de usar carcaça fundida, uma exclusividade, o eixo traz ainda, como opcional, o sistema Meritor Detachable, capaz de desacoplar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2. Uma solução que melhora a eficiência de operação e reduz os custos de combustível.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *