Mercedes-Benz mostra suas novidades

Mercedes-Benz mostra suas novidades

A Mercedes-Benz anunciou suas novidades para este ano na linha Atego, que abrange caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário e urbano, como também extrapesados para aplicações severas da construção civil, agropecuária e operações fora de estrada, além de várias configurações de tração: 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4.

O principal destaque do portfólio é o novo visual da linha Atego, que agora segue  o design dos extrapesados Actros no caso de modelos rodoviários e urbanos, assim como a identidade do Arocs nas versões fora de estrada. Também foram lançados dois caminhões vocacionais para o portfólio 2024: o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.

Actros está mais potente

Mas não ficou por aí. Novidades também chegaram nas linhas de caminhões extrapesados, como o início das vendas do Actros 2553 6×2 com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do Arocs 3353 S 6×4 versão cavalo-mecânico com motor de 530 cavalos.

“Os novos Atego, Actros e Arocs chegam aos concessionários a partir deste mês. Mas 2024 é ano de Fenatran, IAA e LatBus e estamos preparando muito mais novidades para o mercado”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“As expectativas, neste início de ano, já são muito boas para dois setores que ocupam posição de liderança na economia brasileira: o agronegócio e a mineração. Além disso, há sinais positivos com o aquecimento do varejo a partir da geração de empregos e da construção civil, devido às grandes obras de infraestrutura do PAC e à programas como o Minha Casa, Minha Vida”, adiciona Puchert.

Otimismo para o ano

“O grande desafio da economia do Brasil segue sendo a velocidade da queda de juros. Embora a taxa de juros esteja caindo, ainda está num nível elevado”, comenta Achim Puchert. “A queda mais acentuada é necessária para recuperar a capacidade de crédito das famílias e das empresas, entre elas os transportadores e os autônomos.”

O presidente também vê com positividade a nova política industrial, que entre outras coisas, inclui o mecanismo de depreciação acelerada e deve estimular as transportadoras a renovar sua frota de caminhões e ônibus.

“Apoiamos o programa federal Mover, que traz um norte para o nosso setor, incentivando a descarbonização e desenvolvimento de avançadas e sustentáveis tecnologias no Brasil. Nós, da Mercedes-Benz, acreditamos no Brasil como um polo de tecnologias sustentáveis no futuro. Precisamos de iniciativas sustentáveis, econômicas e sociais somadas ao controle fiscal. Com isso e com uma competição justa em todas as regiões do Brasil, teremos benefícios para o país e para a sociedade”.

Ano de recordes

Este ano, a Mercedes-Benz do Brasil celebrará dois recordes, adianta Puchert: “Vamos comemorar 2,5 milhões de caminhões e ônibus Mercedes-Benz produzidos no país desde 1956. Além disso, ultrapassaremos o marco de mais de 530 mil caminhões e ônibus exportados”.

“Com a nova versão, o Atego ganha ainda mais evidência nas estradas e nas ruas por sua modernidade, reforçando uma identidade visual alinhada às famílias de extrapesados Actros e Arocs. Além disso, essa novidade assegura maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do veículo”, complementa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Para ele a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”. Graças a isso a empresa faz o lançamento de dois caminhões vocacionais.

“Continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar. Essas novidades chegam ao mercado no momento especial em que o Atego completa 20 anos no Brasil. Uma linha de caminhões com a estrela de três pontas, com permanente sucesso junto a frotistas, transportadores e autônomos por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade.”

Novidades em toda linha

Entre as novidades apresentadas incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a comunização de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

O novo Atego fora de estrada ganha um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Este novo design da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que ajuda a vencer a operação em ruas e estradas com buracos em mau estado, lombadas e vias de terra, com menos riscos de quebras. Obviamente possibilitando maior disponibilidade ao caminhão.

Compactador de lixo

O novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 t de pbt, mas pode chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado. O chassi Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Esse modelo vem equipado com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 926 LA Euro 6, de 6 cilindros e 7,2 litros, que desenvolve 286 cv e torque máximo de 1.100 Nm. O trem de força conta com a caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Outros detalhes habilitam esse caminhão vocacional para atender as condições severas da aplicação de coleta de resíduos. Entre eles a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Vocacionais em alta

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Outro vocacional com pbt de 17,1 t e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733, chassi para carros de bombeiro, vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. O motor desenvolve 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. A caixa é a automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força é a mesma do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional) e que permite torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria empresa é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Versatilidade de aplicação

Os novos Atego, para os técnicos da MB são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Com isso, o portfólio Atego 2024 conta agora com 10 opções para o transportador: os chassis são 1419, 1719, 1726 / 1733 Plataforma, 2429 6×2, 2433 6×2, 3033 8×2, 2730 6×4, 3330 8×4 e o 1729 compactador de lixo.

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