Lançada a Nova Linha de ônibus Scania

Lançada a Nova Linha de ônibus Scania
Versões Euro 6 chegam em janeiro

A premissa é arrefecer a pressão causada por sete milhões de mortes por ano em todo mundo devido a poluição do ar. E assumir parte importante do protagonismo nessa desgraça que é a queima de combustíveis fosseis. O certo é que a Scania assumiu o compromisso de reduzir em 20% as emissões de seus veículos até 2025.

Obedecendo esse objetivo, a nova geração de chassis de ônibus Scania chega em breve com os novos motores Proconve 8, ou Euro 6, o máximo de eficiência energética que se terá aqui no Brasil a partir de janeiro. Do K 280 4×2 ao K500 8×2, este o chassi mais potente do mercado, tudo o que há em tecnologia estará a bordo.

André Oliveira, gerente de Vendas e Marketing Ônibus América Latina, diz que a montadora trabalha em várias frentes para baixar os índices de emissões, desde o diesel, o HVO e o Biodiesel. “Apenas a caixa 45% mais rápida que a geração anterior possibilitar poupar 1% no consumo de combustível.”     

Para Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Brasil, a nova geração de chassis Scania superou todas as expectativas da engenharia da empresa. “Além de atender a redução de emissões aumentar a segurança e o conforto, os novos produtos economizam combustível, aumentando a rentabilidade dos transportadores.”  

A explicação para isso está na adoção de soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Na prateleira a correta especificação do produto, conectividade, treinamento dos motoristas e manutenção para cada caso. “Nova geração de ônibus vai oferecer um custo total de operação imbatível”, garante Mendonça.

Para ele, os novos modelos possibilitarão até 8% de economia de combustível nos rodoviários e até 10% nos urbanos, graças a caixa automática ZF EcoLife 2, que poupa até 3% de diesel.

Economia geral

Os resultados de economia totais vêm de uma série de intervenções. Incluem um chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional no urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com 500 cv e área do motorista redesenhada e aprimorada ergonomicamente, envolvendo painel, volante e pedais. O volante é caso a parte, incluindo no seu aro três conjuntos de instrumentos de controle que possibilitam manter as mãos do motorista sem outros afazeres.    

Na parte de serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis, que reduzem o custo de reparos em até 25%; o Control Tower, até 30% de diminuição no tempo de parada e o Scania Zone, um monitoramento personalizado da frota que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos.

Mas não é só, Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Brasil, garante que em termos de produtos e serviços nunca houve uma geração igual. “Ela foi lançada há apenas três anos na Europa e tem o mais completo pacote de serviços do mercado”, garante.

Além de máxima disponibilidade, menor custo, menores tempos de parada e maior conveniência por tipo de operação, Barucco observa que a nova linha disponibiliza um formidável serviço de conectividade.   

“A combinação da conectividade com um plano de manutenção personalizado propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% em combustível”, calcula ele.

“Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Opções para todos

O portfólio é amplo e disponibiliza chassis de configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2 na linha rodoviária e 4×2, 6×2*4 e 6×2/2, entre os urbanos.

Os motores podem ser movidos a diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv, para os urbanos.

Há também opções de 280cv e agora de 340cv (sucessor do 320cv) nas pioneiras versões movidas a gás natural e ou biometano. Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.

O início da produção e das vendas efetivas ocorrerá em janeiro de 2023.

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