Marcopolo Rail investe em infraestrutura

Marcopolo Rail investe em infraestrutura

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, amplia sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2,6 mil m² de área total, em Caxias do Sul, RS.

Na nova planta industrial serão produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que vão atender às diferentes demandas por transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina. Adicione-se a isso a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos.

Entre os modelos ali fabricados está o recém-apresentado Prosper VLT Hybrid. “O veículo híbrido é voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

Maior competitividade

A ampliação da estrutura melhorará a competitividade da unidade, pois além de possuir equipamentos de ponta, conta também com uma equipe de produção altamente especializada, com capacitação constante de seus profissionais.

O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.

Para a criação do novo espaço foram destinados grandes investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria.

Sinergia fabril

Combinado a tudo isso, a Marcopolo Rail está localizada em um espaço que permite a sinergia com outras áreas da Marcopolo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados.

Entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena.

04/06/2024

revtransporte

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