Marcopolo pronta para os elétricos
A Marcopolo, a encarroçadora brasileira que uma das maiores fabricantes do mundo, tem investido pesado em soluções para garantir o futuro da mobilidade, como os ônibus eletrificados. Atualmente a empresa mantém duas frentes de ação: o ônibus 100% elétrico Attivi integral e o fornecimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis produzidos pelas montadoras.
Na solução integral, a companhia anunciou para o segundo semestre deste ano a fabricação de 30 unidades do Attivi Marcopolo e está pronta para atender às demandas de cidades como a capital paulista, que recentemente, comunicou a proibição da compra de novos ônibus movidos a diesel. Para 2023, já está previsto produção em série deste modelo em quantidades crescentes, conforme demanda.
O veículo desenvolvido pela Marcopolo conta com chassi e carroceria da Marcopolo, e tem mais de 60% dos componentes de origem nacional. Dessa forma, a companhia se torna uma das principais fabricantes de soluções eletrificadas do país e está pronta para absorver a demanda.
O Attivi utiliza o conceito chassi e carroceria (não monobloco), já testado em Santo André, na Grande São Paulo – em condições reais de operação – e recentemente colocado em operação em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
“Além da nossa versão integral, temos mais de 500 ônibus elétricos em operação no Brasil e exterior, com diferentes parceiros de chassis, incluindo o Attivi articulado, em operação em São José dos Campos, SP”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.
A encarroçador também opera um Torino, fornecido para cidade de Salvador, BA, ambos em parceria com a BYD, a fabricante chinesa de baterias e sistemas elétricos. Este veículo já foi homologado pela SPTrans.
Vida útil de 15 anos
A Marcopolo investe ativamente no desenvolvimento de veículos sustentáveis e, durante mais de cinco anos, testou protótipos com diferentes configurações e condições de operação para garantir que o veículo incorporasse as soluções mais modernas do mundo.
Neste cenário, o Attivi atende, não apenas as especificações, mas também as condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras, que em geral é de vida útil de 15 anos.
“A partir do momento que tivermos encomendas e planejamento de entrega, a Marcopolo pode produzir e fornecer ônibus elétricos para qualquer cidade do Brasil, inclusive São Paulo, ainda em 2023”, garante Ricardo Portolan.
Com 73 anos de existência, a Marcopolo adquiriu expertise com veículos sustentáveis também em suas operações no exterior. A Australia foi um desses países, onde a utilização de ônibus elétricos urbanos já é realidade a bastante tempo.