LatBus] Scania lança seu primeiro elétrico

LatBus] Scania lança seu primeiro elétrico

Na briga pela melhor oferta de ônibus urbano elétrico, a Scania mostra o K230E B4x2LB. O 100% elétrico da marca, O veículo oferece autonomia entre 250 a 300km, dependendo das opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas começaram na própria Lat.Bus.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Comemoramos no dia 2 de julho nossos 67 anos de Brasil e iniciamos mais uma jornada de transformação”, Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.  

“A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma.”

Fundo verde

“Nossos clientes estão convidados a embarcar conosco nesta nova viagem e puderam aproveitar uma condição especial de preço de lançamento na Lat.Bus. Além disso, o Scania Banco passa a oferecer um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva”, anuncia.

A linha a diesel continua disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás, acrescenta o executivo. “Vamos complementar nosso já eficiente leque de soluções para a mobilidade. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada”, salienta Nucci.

O primeiro elétrico

O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km, mais que suficiente para a rodagem diária de um ônibus urbano.  Uma capacidade já dimensionada para uma condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular.

A diferença de autonomia advém do pack de baterias escolhido, entre quatro ou cinco pacotes de baterias. Na configuração urbana, o ônibus comporta carrocerias de 12 a 14 metros e capacidade de até 80 passageiros.

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Até 300 km/dia

O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados”, diz ele. Quanto à potência máxima, os 230 kW equivalem a 310 cavalos no motor diesel.

O motor é ligado a um câmbio com duas marchas, que modulado se conecta ao eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, com capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.

 O propulsor, chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. 

Ruído menor

“No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirma Gallao.

O motor em virtude de sua construção facilita a manutenção e mostra um custo de manutenção mais baixo, comparado aos motores de combustão interna. Outra vantagem do design simples é que, em operação, apresenta menos ruído, dado importante para o conforto dos seus ocupantes.

A caixa de transmissão de duas marchas também traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

Baterias

Para o carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo que em breve será nacionalizado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado para receber não apenas o motor, mas também a bateria.

As baterias são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado, que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC mostram maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e maior capacidade para transportar passageiros.

Alta eficiência

A característica das baterias modulares facilita a distribuição de carga, graças aos packs de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias.

“Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia numa parceria entre Scania e a Northvolt, desenvolvedoras conjuntas dos veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade.

Já em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, Suécia, onde as células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *