Iveco e parceiros buscam expansão
O Iveco Group e o Governo de Minas unirão forças para desenvolver uma série de iniciativas estratégicas no estado. A novidade foi anunciada durante visita do governador Romeu Zema na sede do grupo, em Turim, na Itália. O acordo conta ainda com a participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O objetivo da parceria é impulsionar a eficiência, a inovação e a competitividade da indústria mineira de caminhões, ônibus, motores e componentes.
Estão incluídas iniciativas como a criação de um programa de atração de novos fornecedores para o estado com o Invest Minas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede); a criação de um centro de treinamento e qualificação em parceria com o Senai-MG e a Fiemg; e investimentos em tecnologia com a instalação de um novo centro técnico de desenvolvimento de motores para a FPT Industrial, marca do grupo italiano.
Minas Gerais faz parte do plano estratégico
Para a empresa, Minas Gerais está no centro do seu planejamento. A marca Iveco duplicou seu market share no Brasil nos últimos três anos, com sua fábrica Sete Lagoas. Com volumes maiores, o grupo, agora, está focado em melhorar sua competitividade para continuar crescendo. Nesse sentido, localizar fornecedores no Estado de Minas Gerais é um plano estratégico.
Participaram do encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; o diretor-presidente da Agência Estadual Invest Minas, João Paulo Braga; o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette; e o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli.
Fornecedores Italianos estiveram presentes
Com o apoio do Iveco Group e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a Invest Minas tiveram uma reunião de trabalho com o objetivo de apresentar oportunidades de investimentos no Estado.
Foram convidadas grandes empresas italianas fornecedoras de componentes automotivos e que, atualmente, geram cerca de 100 milhões de euros por ano em exportações para o país. Os participantes foram recepcionados por Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group e Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios Powertrain do Iveco Group.
Participaram também do encontro o governador Romeu Zema, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga Santos.