Iveco festeja 55 anos da fábrica argentina
A montadora foi a primeira fábrica de caminhões pesados na Argentina, na época Fiat Caminhões. Já em 2025 festejará os 50 anos da marca global Iveco. A mais tradicional montadora de caminhões e ônibus argentinos também é líder histórica de produção de caminhões na Argentina.
“Esses 55 anos são uma prova de que a capacidade de adaptação e inovação fazem parte do DNA da marca desde seus primórdios. Mais do que uma celebração, este aniversário nos impulsiona a olhar para o futuro com responsabilidade e ambição e, principalmente, a continuar trabalhando com foco em nossos clientes”, observa Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
“A Argentina é fundamental em nossa estratégia regional, e estamos decididos a seguir desenvolvendo soluções de transporte superiores. Queremos liderar a transição para uma mobilidade cada vez mais limpa e eficiente”, promete o executivo.
O primeiro local de produção da empresa foi no bairro Ferreyra, em Córdoba, sob a Fiat Concord. Modelos icônicos como o 619N e o 619T estabeleceram as bases de uma tradição que combina qualidade, tecnologia e durabilidade. Em 1986, foram introduzidos os primeiros caminhões com motor turbo: os modelos 150N Turbo e 150T Turbo.
Control Room
A Iveco liderou a chegada da “Era Euro” na Argentina com a apresentação do semipesado Euro Cargo, em 1995. O novo milênio trouxe avanços significativos, com a “Era Stralis”, em 2004, e o Stralis HD.
Quatro anos depois, a marca alcançou um recorde histórico de produção com 16.870 unidades, após um processo de modernização da planta. Esse espírito de inovação continuou com o lançamento do Iveco Tector, em 2010, um modelo que rapidamente se posicionou como uma ferramenta essencial para o setor agroindustrial e o transporte urbano.
Cinco anos depois, dois acontecimentos de grande importância marcaram a área de pós-venda: o lançamento dos contratos de manutenção e reparação e do serviço exclusivo de atendimento ao cliente chamado Iveco Responde.
Em 2018, a Iveco alcançou um feito significativo ao produzir 110 mil caminhões no país e adicionar o extrapesado Hi-Way à sua linha de produção local. No ano seguinte, foi implementado o Control Room, o único sistema no mercado argentino que conta com técnicos especializados para monitorar os veículos em tempo real, oferecendo uma ferramenta no pós-venda focada na conectividade e na gestão de seus veículos.
Em 2020, a marca foi a primeira a homologar um caminhão a GNV para produção nacional, abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Em 2023, foi lançado o primeiro chassi de ônibus a GNV fabricado na Argentina. E, finalmente, este ano apresentou a Série Limitada do Hi-Way, com a caixa Traxon.
Sustentabilidade
Em paralelo às necessidades da matriz energética do país, a gama Alternative Power da IVECO na Argentina inclui modelos como o Tector GNV e o ônibus a GNV, ambos fabricados em Córdoba. Este ano, a empresa também fez história ao inaugurar o primeiro concessionário multienergético do país, na cidade de Buenos Aires.
“A confiança que construímos em mais de meio século é a nossa maior força. Cada caminhão que sai da nossa fábrica carrega consigo o esforço e a paixão de todos que fazem parte desta grande família. Comemoramos esses 55 anos com orgulho e responsabilidade, reafirmando nosso propósito de continuar impulsionando o desenvolvimento da indústria nacional, fomentando o talento local e projetando um futuro sustentável para as próximas gerações”, diz Francisco Spasaro, diretor Comercial da Iveco Argentina.