Grunner entra no mercado de grãos 

Grunner entra no mercado de grãos 

A Grunner Smart Machines, com apenas 4 anos na cidade de Lençóis Paulista, lotou seu estande de novidades para a mecanização das lavouras brasileiras. E desta vez, a empresa trouxe para a Agrishow uma grande novidade: sua entrada no mercado de cereais. 

A expansão da empresa para o segmento de grãos, com uma nova solução teve como base a Série ADS, para aplicação de sólidos (calcário, gesso e compostos sólidos) na edição da 29ª Agrishow.

“Imediatamente a máquina chamou atenção dos plantadores de cereais, especialmente soja, que comparecem naquela edição da Agrishow”, lembra Denis Arroyo, CEO da Grunner Smart Machines.

Sucesso. Atento à demanda, Arroyo convocou a engenharia da Grunner a desenvolver as adaptações necessárias para a utilização nas lavouras de grãos.  O novo lançamento da empresa, que tem uma sólida parceria com a Mercedes-Benz, foi montado sobre o chassi Arocs 4851 10×4, com 510 cavalos e 30 toneladas de capacidade de carga líquida.

Sucesso de venda

Resultado: de saída a Grunner fechou sua participação na 29ª Agrishow, feira internacional realizada em Ribeirão Preto, SP, considerada a maior da América Latina, com o registro de R$ 90 milhões em novos contratos, 7% acima do ano passado. O número de unidades da nova série ADS Multi 510 cv, obviamente é um segredo.

No entanto, o CEO da Grunner comemora o sucesso dos lançamentos apresentados pela empresa. Além do Multi, lá estiveram a tradicional Série ATR com seus cinco modelos, máquina tratora para transbordo de cana de açúcar e a Série ASP, esta para aplicação de inseticidas e vinhaça, com alto poder de cobertura, baixo consumo de combustível e elevada produtividade. 

A Grunner, apesar de ser uma empresa recém fundada, apenas quatro anos de idade, já conta com uma frota rodante de mais de 1.000 unidades e no ano passado entrou para o rol das grandes empresas brasileiras com seu faturamento superior a R$ 500 milhões.

Máquina a etanol em breve 

“Somos novos como produtores de equipamentos, máquinas, há 4 anos, mas temos bagagem de mais de 60 anos na produção de cana de açúcar”, observa Arroyo. Por isso sua legenda “Do campo para o campo”.

Outra novidade chamou muita atenção para empresa durante a Agrishow. Essa pré-estreia foi de um protótipo desenvolvido em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, empresa especializada em tecnologias para transporte sustentável, do motor a máquinas pesadas movidas a etanol, estabelecida em Paulínia, SP.

O equipamento deve começar a tracionar os modelos ADS, segmento de cana de açúcar e grãos para fazer a correção, adubação e ainda servir como graneleiro. Veículos para aplicação de sólidos ou seu transporte no período de colheita. Seu lançamento deve ocorrer em uma das próximas edições da Agrishow.

Tecnologia inédita

Daniel Sofer, diretor de Engenharia da DSA explica: “Nossa missão é desenvolver um meio de dosagem e um sistema de ativação do etanol para que o combustível reaja com o oxigênio, seu comburente”, diz ele.

Para isso criamos injetores sob medida para cada tipo de motor. A explicação é que instalamos o sistema sem nenhuma modificação no motor base, que fica absolutamente inalterado na sua condição original (diesel), porque só se trocam os injetores eletrônicos diesel por injetores DSA, com eletrônica DSA”

O injetor DSA se encaixa exatamente como se fosse um injetor diesel. “Nós temos a injeção do combustível e o sistema de energia de ativação que gera um tipo de combustão inédita, pois ela não é ciclo Otto, nem ciclo Diesel.”

Não é Otto, nem é Diesel

O novo equipamento consegue reduzir o consumo de combustível de máquinas para a mesma operação usando combustível diesel, mas com uma velocidade três vezes superior à de um trator, tanto para o deslocamento vazio como para o carregado.

“Essa velocidade concede à máquina mais agilidade e o aumento de rendimento da colheitadora de grãos porque ela continua colhendo o tempo todo, não tendo a necessidade de parar para descarregar”, detalha.

“É possível fazer tudo isso obedecendo um controle de tráfego dentro da lavoura, o que reduz a compactação do solo, com sua bitola de 3 metros e melhorando a sua saúde, seguindo os princípios da agricultura regenerativa”, destaca o Sofer.

Entre as 10 mais

Desde 2018, a Grunner é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines.

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