Frotas de elétricos próximas a se tornar realidade

Frotas de elétricos próximas a se tornar realidade

A operadora logística Dachser deve adicionar 50 modelos Mercedes-Benz eActros LongHaul à sua frota na Europa. A empresa de transporte de Kempten assinou carta de intenções com a montadora e pretende utilizar o eActros 6×2.

A Dachser está expandindo significativamente sua frota de veículos elétricos. O caminhão elétrico, com autonomia de 500 km a partir de uma única carga, deve estar pronto para produção em série até 2024.

Stina Fagerman, head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, comenta: “A Dachser é um cliente muito valioso para nós no transporte sustentável. Ela já era um parceiro de testes comprometido durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para distribuição pesada. Estamos ainda mais satisfeitos porque a empresa de logística agora também planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa.”

Alexander Tonn, diretor Operacional de Logística Rodoviária da Dachser, afirma: “Esta Carta de Intenções reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do ambiente”, diz ele.

Frota de elétricos

“A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossos CDs europeus sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da estratégia de proteção climática de longo prazo da Dachser.”

A Dachser  usa veículos elétricos à bateria, como o Fuso eCanter e o eActros, desde 2018, como parte de seu conceito de entrega urbana sustentável “Dachser Emission-Free Delivery -Entrega Livre de Emissões”.

Em operação em 11 cidades europeias, vans e caminhões elétricos à bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO2 como padrão em uma área definida do centro da cidade.

Na “última milha”, a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas. O projeto piloto em Stuttgart, Alemanha, foi o vencedor do concurso “Sustainable Urban Logistics (Logística Urbana Sustentável)” do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e da Agência Federal do Meio Ambiente em 2018.

“Tivemos experiências muito boas em logística urbana com o desempenho de veículos BEV – Battery Electric Vehicles, Veículos Elétricos à Bateria. Assim era lógico dar o próximo passo e adotar esse tipo de veículo em viagens de longas distâncias”, diz Stefan Hohm, diretor de Desenvolvimento na Dachser.

Ampla autonomia

Os engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetam o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade que os já comprovados para um Actros pesado convencional.

Isso significa 1,2 milhão de quilômetros rodados em dez anos. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). As características principais são a longa vida útil e maior energia utilizável.

As baterias do eActros LongHaul de produção em série podem ser recarregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *