FH, o pesado mais vendido pela quinta vez

FH, o pesado mais vendido pela quinta vez

E o Volvo FH chega ao pentacampeonato entre os caminhões mais vendidos do Brasil. Durante o ano de 2023 foram vendidas 7.200 unidades, o mais comercializado do país pela quinta vez consecutiva.  Ou seja, desde 2019 é o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as categorias. O ranking foi divulgado hoje (04/01/2024) pela Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos de todas as marcas no país.

“Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no Brasil, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Os transportadores seguem valorizando a alta tecnologia, a segurança e a robustez desse modelo, que traz retorno garantido nas mais diversas operações de transporte de carga”, observa Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

O FH segue inabalável na predileção do mercado há muito tempo. Ao longo da história, o modelo foi líder em caminhões pesados no Brasil por onze vezes, sendo que nos últimos cinco anos registrou emplacamentos à frente até mesmo de modelos médios e leves.

FH chega aos 30 anos no Brasil

O Volvo FH tem uma trajetória de inovação e sucesso em todo o mundo desde o seu lançamento, nos anos 90. A chegada do modelo ao país em 1994 foi uma verdadeira revolução, com a introdução dos motores eletrônicos.

Sucessivamente, a cada nova geração, o veículo transformou o setor com muitas novidades. Desde os avançados dispositivos de segurança ativa e passiva, passando pela revolucionária caixa de câmbio I-Shift, foram muitas as inovações. A Aceleração Inteligente que reduz o consumo de combustível e o I-See, sistema que utiliza a conectividade GPS para “enxergar” a estrada à frente e selecionar sempre a melhor marcha, são exemplos de como o FH sempre trouxe tecnologia de ponta.

Semelhante ao europeu

“A engenharia da Volvo não para de desenvolver novas tecnologias em nossos caminhões, para trazer mais segurança, produtividade e economia de combustível aos nossos clientes”, explica Cavalcanti. Para quem a atualização frequente e os excelentes resultados operacionais do caminhão são os principais responsáveis pelo sucesso do modelo junto aos transportadores.

A versão Euro 6, última geração do modelo no Brasil e na Europa, é uma demonstração desse raciocínio. O caminhão ficou 8% mais econômico graças a avanços no motor D13K, o mais avançado da marca em todo o mundo.

Outros destaques do supercampeão são a caixa I-Shift de 7ª geração, com trocas de marcha 30% mais rápidas, e a mais consistente lista de itens de segurança de série. “Não há nada igual no mercado. E o transportador agradece”, finaliza Alcides Cavalcanti.

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