Evolui equidade feminina no transporte

Evolui equidade feminina no transporte

O Setecesp – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, promoveu a terceira edição do Encontro Vez & Voz. O tema desta vez foi “Coragem para crescer”.

O objetivo principal do encontro foi o de dar ênfase à coragem feminina para evoluir, tanto pessoal quanto profissionalmente, e inspirar maior número de mulheres a participarem do transporte rodoviário de cargas.

Equidade

Durante o evento, Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, lembrou a importância da igualdade de gênero no segmento. “O movimento é uma semente plantada em prol do desenvolvimento feminino no TRC e temos muito orgulho de ver os frutos sendo colhidos”.

A presidente executiva do Setcesp e idealizadora do Vez & Voz, Ana Jarrouge, revelou o Indice de Equidade de Gênero 2024 e reforçou a importância da continuidade das medidas tomadas em prol da equidade.

Desenvolvimento

“É muito importante que as empresas e o poder público continuem a criar iniciativas em prol do desenvolvimento feminino no mercado de trabalho”, disse Ana, prometendo continuar trabalhando para que o setor de transporte siga evoluindo, dando espaço e respeitando as mulheres para que estas atinjam seus potenciais.”

A vencedora na categoria “Mais Mulheres no TRC” foi o grupo Sada, com o projeto “Mulheres na operação”. O objetivo da empresa é corrigir desequilíbrios e destacar potenciais inexplorados.

Capacitação

Na categoria “Motoristas”, a Coopercarga levou o caneco com seu projeto “Mulheres ao Volante”. A ação oferece um plano de carreira para suas colaboradoras, possibilitando que ajudantes se tornem motoristas, motoristas de vans se tornem motoristas de VUCs e, da mesma forma, condutoras destes tipos de veículos venham a assumir semirreboques.

Na última das três categorias do prêmio, a categoria “Liderança” foi conquistada pela Patrus, graças ao projeto “Diversidade Patrus”, desenvolvido para fortalecer a capacitação da liderança para eliminar ou reduzir inconsistências referentes à capacitação de mulheres.  

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *