Ônibus elétricos predominam no Chile

Ônibus elétricos predominam no Chile

Depois de um longo processo de licitação para atender mais de 150 demandas do sistema Red Metropolitana de Movilidad, novo nome do antigo Transantiago, a Controladoria Geral do Chile aprovou a outorga de rotas e zonas para operação de 1.637 ônibus no sistema da capital chilena. O inicio do processo ocorreu em 2020 e foi finalmente aprovado agora em fevereiro.

Do total de ônibus comprados, 60% serão elétricos fornecidos pela Foton, nada menos que 991 unidades, uma parcela muito importante do total de passageiros transportados pelo sistema. Lembremos que a chinesa que dominava a opção movida a energia limpa em Santiago era historicamente a BYD.  

Nas zonas 4 e 6 ficarão a Redbus Urbano será a operadora, pertencente a multinacional francesa de mobilidade Transdev. A Redbus complementará com 233 elétricos a sua frota de ônibus diesel Euro 6, formada pelos chassis Volvo B8R nas versões padrão e articulado de piso rebaixado, encarroçado com os modelos Torino da Marcopolo.

Serão 391 autocarros diesel Euro 6, dos quais 343 monoblocos e 48 articulados. Os elétricos Foton, são do modelo U10 e o U12 que corresponde ao tipo standard. Eles serão integrais, com chassis e carroceria construídos nas fábricas chinesas da Foton. As empresas encarregadas de abastecer a frota foram separadas das que operam, para facilitar os fechamentos financeiros e garantia de recursos para pedir os veículos às fábricas.

O grupo argentino Metropol também chega à operação do sistema BRT de Santiago. Atenderá as Unidades de Atendimento 1 e 2, com as empresas Ônibus Alfa e Ônibus Omega. Para atender a essas regiões a empresa incorporará até o final do ano 293 ônibus elétricos Foton U12 com capacidade máxima de 90 passageiros, além de 44 articulados e 89 Volvo B8RLE padrões. Todos os ônibus diesel da Volvo terão carroceria Caio do modelo Mondego.

O terceiro consórcio que participará da operação é o STP – Servicio de Transporte de Personas Santiago, integralmente de capital chileno. O principal acionista é a Empresa Nacional de Transprote de Pasajeros de Chile, com 47,83% do total de ações da empresa e o restante, formado por grupos de investidores e empresas imobiliárias.

A STP operará 547 ônibus nas Unidades de Serviço 3 e 5, que têm 52 rotas atribuídas, uma frota que combina ônibus elétricos e ônibus a diesel Euro 6. Estes últimos serão os Mercedes-Benz O500UA produzidos em São Bernardo do Campo e encarroçados com os Mondego da Caio. Serão 66 unidades de elétricos para 67 passageiros e 399 para até 90 passageiros.

No que diz respeito aos autocarros elétricos, vai também confiar na Foton com 66 unidades que podem transportar até 67 passageiros e 399 que podem viajar com um máximo de 90 ocupantes. Ambos equipados com baterias CATL, motores Prestolite acoplados às rodas traseiras, ar condicionado, suspensão pneumática, piso rebaixado e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

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