Ônibus elétricos predominam no Chile
Depois de um longo processo de licitação para atender mais de 150 demandas do sistema Red Metropolitana de Movilidad, novo nome do antigo Transantiago, a Controladoria Geral do Chile aprovou a outorga de rotas e zonas para operação de 1.637 ônibus no sistema da capital chilena. O inicio do processo ocorreu em 2020 e foi finalmente aprovado agora em fevereiro.
Do total de ônibus comprados, 60% serão elétricos fornecidos pela Foton, nada menos que 991 unidades, uma parcela muito importante do total de passageiros transportados pelo sistema. Lembremos que a chinesa que dominava a opção movida a energia limpa em Santiago era historicamente a BYD.
Nas zonas 4 e 6 ficarão a Redbus Urbano será a operadora, pertencente a multinacional francesa de mobilidade Transdev. A Redbus complementará com 233 elétricos a sua frota de ônibus diesel Euro 6, formada pelos chassis Volvo B8R nas versões padrão e articulado de piso rebaixado, encarroçado com os modelos Torino da Marcopolo.
Serão 391 autocarros diesel Euro 6, dos quais 343 monoblocos e 48 articulados. Os elétricos Foton, são do modelo U10 e o U12 que corresponde ao tipo standard. Eles serão integrais, com chassis e carroceria construídos nas fábricas chinesas da Foton. As empresas encarregadas de abastecer a frota foram separadas das que operam, para facilitar os fechamentos financeiros e garantia de recursos para pedir os veículos às fábricas.
O grupo argentino Metropol também chega à operação do sistema BRT de Santiago. Atenderá as Unidades de Atendimento 1 e 2, com as empresas Ônibus Alfa e Ônibus Omega. Para atender a essas regiões a empresa incorporará até o final do ano 293 ônibus elétricos Foton U12 com capacidade máxima de 90 passageiros, além de 44 articulados e 89 Volvo B8RLE padrões. Todos os ônibus diesel da Volvo terão carroceria Caio do modelo Mondego.
O terceiro consórcio que participará da operação é o STP – Servicio de Transporte de Personas Santiago, integralmente de capital chileno. O principal acionista é a Empresa Nacional de Transprote de Pasajeros de Chile, com 47,83% do total de ações da empresa e o restante, formado por grupos de investidores e empresas imobiliárias.
A STP operará 547 ônibus nas Unidades de Serviço 3 e 5, que têm 52 rotas atribuídas, uma frota que combina ônibus elétricos e ônibus a diesel Euro 6. Estes últimos serão os Mercedes-Benz O500UA produzidos em São Bernardo do Campo e encarroçados com os Mondego da Caio. Serão 66 unidades de elétricos para 67 passageiros e 399 para até 90 passageiros.
No que diz respeito aos autocarros elétricos, vai também confiar na Foton com 66 unidades que podem transportar até 67 passageiros e 399 que podem viajar com um máximo de 90 ocupantes. Ambos equipados com baterias CATL, motores Prestolite acoplados às rodas traseiras, ar condicionado, suspensão pneumática, piso rebaixado e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.