Elétricos atenderão fábrica na Alemanha

Elétricos atenderão fábrica na Alemanha

Ao contrário do dito popular, a Mercedes-Benz adota primeiro em casa seus caminhões elétricos. Os veículos eActros 300 passarão a operar sua própria cadeia de supply chaim na fábrica de Wörth, na Alemanha.

O objetivo da montadora é eletrificar totalmente as entregas nesta que é a sua maior fábrica de caminhões até 2026. Isso será possível graças a parceria entre a Mercedes-Benz Trucks e os despachantes de carga, visando ao realinhamento das frotas e operações logísticas para o uso de veículos elétricos.   

  Parceria entre a Mercedes-Benz Trucks e os despachantes de carga no realinhamento de frotas e operações logísticas para a mobilidade elétrica. A intenção é de que as primeiras entregas totalmente com caminhões elétricos para Wörth ocorram já em 2023.

Eletrificação total

A primeira fase terá como protagonistas os cavalos mecânicos eActros 300, mas na segunda o veículo será substituído pelo eActros LongHaul e outros.  

” Queremos impulsionar a transformação de nossa indústria rapidamente, e é por isso que atuamos em todos os níveis de eletrificação. Portanto, vamos além do desenvolvimento de veículos, fabricando e fornecendo serviços complementares” explica Karin Radström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

Para a dirigente, a montadora vem trabalhando intensamente na eletrificação de suas próprias cadeias de abastecimento direto. “Existe aqui um grande potencial, bem como um grande interesse dos nossos parceiros, a quem apoiamos fortemente neste caminho.”

Para viabilizar a eletrificação total das operações na planta de Wörth será necessária a instalação de 50 pontos de recarga. Estes incluem estações de recarga de megawatts, compatíveis à recarga de baterias de alto desempenho.

Estas estações de alta capacidade atenderão pontos chaves para o tráfego de entrega nas imediações da produção da fábrica. O suprimento nestas rotas ocorre pelo sistema “just-in-time”, que requer alta eficiência no abastecimento das linhas de montagem. Afinal é uma forma de entrega que precisa garantir demanda imediata.    

Operação começa em 2023

Futuramente, o tempo de descarregamento da carga do caminhão elétrico será utilizado para recarregar a bateria do veículo. Assim, o veículo não precisará programar mais paradas e pode retomar sua rota logo após a entrega das peças. Outra possibilidade é a de reagrupamento, para otimizar os fluxos de entrega na rede de transporte em um novo centro de triagem próximo.

Enquanto o eActros 300 entra em produção no ano que vem, o eActros LongHaul, para o segmento de longa distância, será produzido em série em 2024. O veículo terá uma autonomia de 500 km e será capaz de alto desempenho ou a chamada recarga de megawatts.

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