Elétrico para 40 toneladas

Elétrico para 40 toneladas

Já é possível utilizar composições de caminhão e reboque elétricos na Alemanha. Depois de rodar 70 mil quilômetros em mais de 7 mil viagens, o conjunto com pbt de 40 t e tracionado por um caminhão eActros com reboque foi aprovado e já está disponível naquele país para encomendas dos clientes.

É uma prova que os elétricos têm futuro sólido em viagens rodoviárias de pequena e média distâncias. A parceira de testes da Mercedes-Benz Trucks foi a Logistik Schmitt iniciada em 2019. As viagens da composição aconteceram entre as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau em três turnos diários e cerca de 300 quilômetros.

Rainer Schmitt, Sócio-Gerente da Logistik Schmitt aprovou: “O eActros como uma combinação de caminhão e reboque é ideal para nossos propósitos. O caminhão elétrico agora oferece não apenas um pbt maior, mas também um volume de transporte significativamente maior. Isso significa que podemos transportar o dobro do que outros transportes de carga nas mesmas viagens”. Os implementos sideres da Logistik Schmitt transportam autopeças, caixas de transmissão e componentes de eixos.

Steffen Maier, chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks, acrescenta: “Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019.

Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria no norte da Floresta Negra”.

Rainer Schmitt, Sócio-Gerente da Logistik Schmitt: “O eActros como uma combinação de caminhão e reboque é ideal para nossos propósitos. Em combinação com o reboque, o caminhão elétrico agora oferece não apenas um peso total maior, mas também um volume de transporte significativamente maior. Isso significa que podemos transportar o dobro do que outros transportes de carga nas mesmas viagens”.

Steffen Maier, Chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks: “Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019.

Autonomia

Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria no norte da Floresta Negra”.

De acordo com a legislação, para tracionar reboque com mais de 10 t, as composições devem apresentar um sistema de frenagem contínua. No caso do eActros, o sistema de freio contínuo é fornecido por um freio de reboque, o HPR – High Power Brake Resistor ( freio de alta potência), para veículos elétricos à bateria.

O reboque é de eixo central Rockinger, com comprimento interno de 7.280 mm, e tem pbt de 18 t. A aposta da Mercedes-Benz Trucks não é de hoje. O eActros é produzido em série desde outubro de 2021.

As baterias do eActros são compostas por três ou quatro conjuntos de baterias, respectivamente nos eActros 300 e eActros 400, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh.

Com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros. A energia adquirida durante a frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para a condução.

O eActros pode ser carregado com até 160 kW: três baterias requerem pouco mais de uma hora para carregar de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido, gerando uma corrente de carregamento de 400 amperes.

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