Elétrico da Volvo inicia testes em Curitiba

Elétrico da Volvo inicia testes em Curitiba

A Volvo Bus, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo Estre, com a Cavo, responsável pela coleta de resíduos em Curitiba, iniciam testes com três meses de duração de um caminhão Volvo FM Eletric naquela capital.

A iniciativa faz parte das análises para redução das emissões de CO² dos serviços de coleta de resíduos da capital paranaense. O caminhão é um Volvo FM Electric 4×2 rígido, dotado de dois motores elétricos que combinados geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh de energia total.

Implementado com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, o veículo tem autonomia de até 150 quilômetros. Após sua jornada diária de operação, o veículo será recarregado no pátio da Cavo.

Multifuncional

“Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, lembra Marco Mildenberg, head de Eletromobilidade de Caminhões da Volvo.

O ganho ambiental é bastante significativo. Em comparação com uma unidade equivalente movida a diesel, que roda anualmente cerca de 50 mil quilômetros, um caminhão elétrico deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2.

“O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Mildenberg.

Segundo a Anfir – Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários, no ano passado foram emplacadas cerca de 900 unidades de caminhões com compactadores de lixo no po brasileiro

Apesar de o Volvo FM Electric ser produzido na matriz da marca na Suécia, boa parte do projeto mecânico, elétrico e hidráulico foi desenvolvido pelos engenheiros da marca no Brasil.

O conceito inclusive facilita a instalação dos implementos. Com a tomada de força conectada diretamente na caixa de câmbio I-Shift, a renomada transmissão da Volvo, o FM é o modelo elétrico mais versátil para a implementação de compactadores, com ainda mais duas possibilidades de ligação da tomada de força – em um motor elétrico adicional ou em uma tomada elétrica externa.

O FM em questão é totalmente preparado de fábrica para este segmento e adaptado à NR34, norma oficial que regulamenta os equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil.

Segurança

O veículo ainda conta com uma ampla e robusta cabine onde convivem confortavelmente o motorista e mais três pessoas da equipe de limpeza. Com suspensão a ar nos dois eixos, tem freios regenerativos, com dispositivos que transformam a energia da frenagem em energia elétrica para carregar as baterias e mover o caminhão.

“É com certeza o caminhão elétrico para lixo mais seguro do Brasil”, assegura Rafael Erbano, engenheiro de Vendas da Volvo. Entre eles um tem sistema de câmera de monitoramento traseiro, que expande a visão para o motorista.

Outra modernidade é a avançada tecnologia que detecta e informa o condutor sobre a presença de pedestres e ciclistas. Inclui ainda airbag, controle de estabilidade e de tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de Led. Além disso, tem incorporados o piloto automático com adaptação da velocidade ao veículo à frente, e frenagem de emergência em caso de risco de colisão.

Sistema de alerta

Outro item importante é o Avas, sistema de alerta sonoro criado pela Volvo. Por conta do absoluto silêncio dos motores, a engenharia da marca concebeu eletronicamente vários sons para alertar os pedestres e aumentar a segurança no entorno do veículo.

Para isso, a engenharia Volvo instalou autofalantes que emitem discretos sons quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em marcha ré. Todas as novidades na oferta de caminhões e ônibus elétricos fazem parte da meta, do compromisso da Volvo é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.

Para isso, avança em três frentes distintas: motores a combustão que utilizam combustíveis cada vez mais renováveis, veículos 100% elétricos e veículos elétricos a célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, com 47% de participação, desde 2023 a marca passou a oferecer esses veículos também no Brasil, em caráter experimental.

19/06/2024

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *