Disponibilidade – Mercedes-Benz vende mais de 20 mil peças por dia

Disponibilidade – Mercedes-Benz vende mais de 20 mil peças por dia

Com pandemia e tudo a Mercedes-Benz atingiu um crescimento de 41% nas vendas de peças genuínas para caminhões e ônibus, em relação a 2020, e registrou mais de 7 milhões de itens comercializados no acumulado de janeiro a dezembro.

É um resultado e tanto. Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, esmiuça ainda mais esse número: “Isso significa mais de 600 mil peças por mês ou 20 mil peças por dia”, para alcançar essa proeza, as vendas da Alliance Truck Parts cresceram mais que 100% no período, com a comercialização de mais de 160 mil itens de peças e acessórios em 2021, especificamente 105% de crescimento.

Outra linha com grande retorno foi a família Renov de remanufaturados, que produziu 2,9 mil agregados no ano passado. O portfólio da Renov ultrapassa 300 itens de 17 famílias de produtos. “Com nossas três linhas de peças, oferecemos soluções ideais para cada perfil de cliente, atendendo suas demandas operacionais e expectativas de custos. Seja qual for sua necessidade, temos as alternativas adequadas”, ressalta Silvio Renan. O grande diferrencial da Renov é a sua abrangência, seus itens chegam em todos os estados do território nacional, por meio dos mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários Mercedes-Benz.

No ano passado 19 mil veículos contavam com os Planos de Manutenção da marca ativos, número 18% superior ao do ano de 2020. Em relação aos caminhões novos, praticamente a metade dispunha de planos de manutenção, mas levando-se em consideração apenas os extrapesados o índice já alcançava 64%, reflexo do aumento de disponibilidade e produtividade da frota dos clientes atendidos.  

Renan informa que 9,2 mil caminhões foram ativados com o sistema de gestão de frota Fleetboard no ano passado. Esse serviço foi ativado em mais de 60% dos caminhões vendidos com o módulo de telemetria em 2021.

Outro ação de grande sucesso foi o Mercedes Club, primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, e que superou a marca de 100 mil participantes. Criado em 2018, já alcançou 296 mil chassis de veículos incluídos em sua base de informações. Além disso, conta com aproximadamente 70 lojas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos associados.

“Em três anos, o programa superou a marca de R$ 33 milhões de pontos concedidos, com R$ 11 milhões resgatados em peças e serviços nos nossos concessionários”, afirma Érico Fernandes, gerente sênior de Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil. Para ele é importante é melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, ouvindo atentamente as suas demandas.

revtransporte