Já estão disponíveis os defletores TRP, para as versões Space, Super Space, Cegonheiro e Cegonheiro sem teto do modelo DAF XF e versões Space e Sleeper do modelo CF, na rede Paccar Parts, que comercializa peças genuínas DAF e Paccar, além de itens de reposição multimarca.
Em tempos de preços do diesel nas alturas, os defletores são dispositivos que contribuem para a redução de até 1,5% no consumo de combustível e aumento da vida útil dos pneus.
A utilização desse acessório proporciona a redução adicional sobre a eficiência energética dos motores Euro 6 Paccar PX-7, MX-11 e MX-13, veículos que já são 8% mais eficientes do que os atuais produtos. Portanto, com a instalação dos defletores, a economia pode chegar até 9,5%.
“A redução do consumo de diesel pode ser ainda maior, dependendo do tamanho do defletor. Por exemplo, a cada acréscimo de 10cm, há uma diminuição de consumo em 1,5%”, reforça Antenor Frasson Jr, diretor Geral da Paccar Parts.
Os novos defletores TRP são fabricados em plástico ABS, um polímero de engenharia super-resistente de acabamento premium. Os redirecionadores de ar possuem articulação no lado esquerdo e têm instalação simplificada. O conjunto aerodinâmico ainda pode ser composto pelo Spoiler Dianteiro TRP com design desenvolvido para acompanhar as linhas dos caminhões DAF XF e DAF CF.
Economia de combustível
Os modelos da linha DAF podem ainda contar com a Saia lateral TRP, também produzida em plástico ABS, mais leve e com acabamento premium. A Saia TRP e 50% mais leve que o produto em fibra e oferece proteção térmica, sistema de basculamento e coxins antivibração.
O pacote completo de economia de combustível e redução de peso inclui ainda as Rodas de Alumínio Forjadas TRP, que também pesam a metade que as rodas de aço. Isso eleva a capacidade de carga líquida do veículo em 676 quilos para um semirreboque de nove eixos. Também é preciso destacar que as rodas de alumínio TRP oferecem dissipação de calor muito mais rápida, característica que possibiliza maior durabilidade dos freios e pneus. Essas são as consequências do menor peso e emissão de calor da roda.
