DAF lança seus semipesados no Brasil

DAF lança seus semipesados no Brasil

Desenvolvido para satisfazer a clientela de produtos premmium, os semipesados DAF CF têm várias opções de cabines e oferece robutez, eficiência operacional e conforto de sobra para o transportador.

Com a chegada do novo modelo às ruas ainda no mês de maio, a DAF está prestes a entrar no seleto clube das montadoras brasileiras de caminhões a chegar a 10% do acirrado mercado de veículos de carga acima de 15 toneladas. Para isso, o fechamento de 2022 levará em conta os números de produção dos novos DAF CF, os semipesados da marca.

O lançamento dos CF abre um novo e grande mercado para a montadora, já que os semipesados representam 25% das vendas de caminhões. Somados ao segmento dos pesados, 55% do total, a DAF Brasil passa a atender perto de 80% do mercado brasileiro de caminhões.

A montadora de Ponta Grossa, PR, holandesa de origem e americana de gestão pelo grupo Paccar, vem se preparando para isso há tempo. Na sua planta principal, o espaço antes tomado pelas estruturas de armazenagem da coirmã TRP, distribuidora multimarca de peças de reposição, deu lugar à expansão da linha de montagem. A possibilidade veio com a construção de uma superestrutura de 15 mil m² para depósito de milhares de itens de reposição para atender modelos próprios e de terceiros.

“Nossa meta é oferecer veículos e serviços premmium em cada segmento que atuamos”, diz Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. Os DAF CF não fogem à regra. Eles oferecem várias versões de conforto, mas mesmo a mais modesta capricha nos detalhes.

Para oferecer tanto, o preço sugerido para os CF também pontificam no valor de compra: “O valor inicial de compra deve variar entre R$ 440 mil a R$ 480 mil”, calcula o dirigente. Mas os veículos oferecem muito aos compradores e motoristas, desde a confiabilidade do trem de força até o aparato de economia, segurança e conforto colocado a disposição do condutor.

Desde a escalada pelos degraus, o segundo deles pode ter um protetor opcionalmente, o motorista percebe que a cabina dos CF é realmente digna de um veículo premmium. A robustez é evidente e o banco mantém o condutor numa posição ergonomicamente correta. Uma girada de cabeça leva à observação do grande espaço interno para a circulação e descanso.

Tudo parece ter sido pensado à exaustão para atender o desejo dos clientes. As cabinas Space agradam tanto ao condutor quanto ao empresário, pois oferecem um cardápio completo de itens de segurança e conforto, o que acaba favorecendo a melhora de produtividade, enquanto o trem motor oferece força e economia na operação e manutenção do veículo.

A Space tem altura de 3.615 mm, enquanto a Super mede 3.990 mm e tem como marca registrada os faróis de teto, o que lhe dá uma aparência ainda mais moderna e luxuosa. A altura interna nas cabines Day e Sleeper é de 1,60 m, enquanto nas versões Space têm 2,23 m. Esta podendo ter beliche e farol de teto.  

O lançamento do semipesado da DAF segue fielmente os passos do consagrado DAF XF. Suas vendas devem subir paulatinamente, mas em ascendente forte. Tanto capricho na encomenda é explicado pelo próprio Gambim, para quem esse tipo de caminhão tem um cliente de compra mais emocional que o dos pesados. “É o cliente que chega na revenda e decide comprar. Por isso, vamos oferecer para a rede uma grande frota de demonstração. A produção será de acordo com a demanda”, observa ele. 

O produto

O semipesado CF abre uma nova frente para a DAF e novas perspectivas para a montadora. Afinal, os mercados de pesados e semipesados representam praticamente 80% do mercado de caminhões (75,6% do total em janeiro).

À primeira vista não há o que temer. Sob a carenagem moderna que envolve a cabina confortável e espaçosa, está o coração do semipesado DAF CF: o novo motor Paccar GR-7. O engenho, com volume de 6,7 litros desenvolve potências de 280 cv, com torque máximo de 900 Nm; e 300 cv com conjugado de 1.100 Nm.

Força, robustez e economia, promete a engenharia DAF para o comprador dos DAF CF, além de oferecer conveniências como a facilidade de manutenção e baixo custo operacional. O sistema de injeção Common Rail contribui para a eficiência energética do motor, menores ruídos e emissões. A segurança fica garantida pelo uso do freio motor Borboleta que desenvolve 224 cv de potência.

No trem de força a parceria acontece com a transmissão ZF AS-Tronic uma automatizada Direct Drive de 12 velocidades à frente e 2 a ré. Garantia de suavidade e presteza nas mudanças com o maior número de splits possíveis para proporcionar a máxima eficiência energética.

Junto a esse trem de força de respeito estão os eixos trativos Méritor MS-155 20T com duas alternativas de relação de diferencial, uma 3,73:1 e outra 4,10:1, para garantir o menor consumo de diesel em diferentes situações topográficas do percurso.  Enquanto isso, o eixo de apoio Suspensys, dispõe de suspensor pneumático e eixos direcionais DAF 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o tipo de aplicação.

O tanque de combustível tem capacidade para 650 litros e o de Arla 45 litros, ambos confeccionados em plástico de alta resistência, que garantem robustez e baixo peso. Já os rodados são os 275/80 R22,5 ou, opcionalmente, o pneu 295/80 R22,5.

Conforto de sobra

Sensação a parte é a cabine Space, e configurações 6×2 e 8×2. Além dela há outras duas cabines desenvolvidas para cada tipo de operação. A Day, para curtas distâncias e intercity, na versão 6×2, e a Sleeper, com cama. O pbt nas versões 6×2 é de 23 t e nas 8×2 alcança 29 t. Ou seja, atinge a faixa mais procurada pelos usuários da categoria. O famoso “pão quente”.

Qualquer que seja a escolhida, o motorista estará bem servido. A começar pelo seu posto de trabalho, cujo banco oferece cinto de três pontos embutidos no corpo do banco, ampliando em muito o nível de conforto do condutor, sem aquele lixa peito produzido pelos cintos de ancoragem na coluna.

O painel deixa todos os instrumentos à mão e indicadores à vista, além de o volante oferecer múltipla regulagem em profundidade e ângulo. Também é multifuncional para facilitar a vida do motorista. A produtividade agradece. Ainda, para melhor atender à clientela, o painel pode ser Black Rock ou Argenta (prata), um toque especial.     

A tecnologia embarcada integra nove sistemas colocados à disposição do motorista, para garantir conforto, segurança e economia na operação dos novos CF. A começar pelo CCP – o Controle de Cruzeiro Preditivo, que utiliza o GPS para localizar o veículo e prever as condições da estrada continuamente até dois quilômetros à frente. Esse conhecimento permite determinar a velocidade ideal.

O ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo, ajusta automaticamente a velocidade do caminhão e, levando em conta o ritmo do veículo à frente, mantém distância segura deste em marcha. Já o FCW – Aviso de Colisão Frontal, produz um aviso sonoro e um alerta visual no painel de instrumentos, como meio de estimular o motorista a agir de forma a prevenir eventual colisão.

Mas, quando o estrago é iminente entra em campo o AEBS – Sistema Avançado de Frenagem de Emergência. Ele reduz drasticamente a velocidade do caminhão em caso de emergência.

Para os distraídos ou sonolentos ou outras coisas mais, o LDWS – Sistema de Aviso de Saída de Faixa, avisa o condutor que o veículo está invadindo a faixa oposta de rodagem, evitando eventual colisão frontal.

Um dos mais importantes é o VSC – Controle de Estabilidade do Veículo, um sistema de freio eletrônico para evitar quedas e tombamento, uma das principais causas de acidentes, principalmente em autoestradas.

Não menos importantes também são os sistemas TPMS – Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus, o Monitoramento de Energia da Bateria e a Suspensão e Construção de Proteção da Cabine, que eleva a absorção de energia da suspensão e a estrutura reforçada que inclui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas.   

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