Curitiba, capital do Paraná, confirma sua condição de cidade mais assediada pelos fabricantes de veículos de transporte de massa. Já esteve na mira de produtores de sistema de metro, VLT e mais frequentemente de BRTs. Agora o é sobre ônibus com propulsores sustentáveis e limpos.
A próxima novidade será o teste de um articulado 100% elétrico produzido pela parceria BYD e Marcopolo. O modelo é o D11B, com 22 metros de comprimento, e receberá carroceria Marcopolo Attivi Express.
Segurança, autonomia e conforto
O coletivo eletrificado contará ainda com suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS, além de sistema regenerativo de energia nos eixos motrizes, para proporcionar maior segurança e autonomia ao veículo.
Falando nisso, a autonomia do modelo é de 250 quilômetros com carga total, o suficiente para atender a jornada da maciça maioria dos sistemas brasileiros. Essa autonomia é estimada também para a carga máxima de 170 passageiros. Isto é que a avaliação, entre 24 a 30 maio, em Curitiba deverá provar.
Transporte público sustentável
“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros”, declara Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD.
Ele observa também que um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores.


Economia nos custos operacionais
A BYD está instalada no Brasil há nove anos e sua fábrica está em Campinas, SP, onde pode produzir até 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, acrescenta Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas.”
Tudo em favor do conforto
A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos.
Portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento garantem a segurança dos passageiros. Ao encontrar um obstáculo, as portas realizam automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.