Cummins Meritor chega aos 67 no Brasil
A Cummins Meritor acaba de completar 67 anos no Brasil e em comemoração ao fato concluiu os processos de modernização da fábrica da empresa em Osasco, SP. Os investimentos foram da ordem de R$ 55 milhões nos últimos três anos, que permitiram a ampliação da fábrica com 12 mil m² de novas instalações.
A modernização foi focada especialmente na adoção de novos processos de manufatura e fluxo de materiais. Para isso foram incorporados novos maquinários e tecnologias voltadas à automação. O resultado foi a integração entre manufatura, engenharia de produtos e produção, de maneira a conquistar ganhos expressivos de eficiência, qualidade, robustez e segurança.
A modernização da Cummins Meritor tratou de colocar a fabricante dentro do conceito de indústria 4.0. A nova linha MDC – Montagem de Diferenciais em Células -, agora dividida entre pinhão, coroa e circuito de paleteiras, eleva a produtividade e traz melhor ergonomia aos colaboradores.
Nova linha é isenta de emissões
“Hoje, para a produção do mais importante componente dos eixos que fornecemos aos fabricantes de veículos pesados, contamos com paleteiras que possuem computador on board e equipadas também com baterias de lítio que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha e sem emissão de CO2”, afirma Reginaldo Vilela, gerente sênior de Projetos da Cummins Meritor.
O executivo acrescenta que os novos equipamentos aposentaram as baterias de chumbo/aço que, além de poluentes, levavam oito horas para carregar.
Na nova linha de diferencias as peças, chegam em kits e o sistema de montagem dos diferenciais passou a ser feito com prensagem e fixação semiautomáticas.
Outra novidade, a tecnologia PF 6000, a partir de um único painel controla a ferramenta de aperto cabeada, além de outras monitoradas via Wi-Fi e utilizadas para fazer a mediação das características da qualidade das peças.
Processo mais seguro e flexível
“Na linha nova tem menos manuseio, o processo todo é mais seguro e mais flexível pois as peças são movimentas por esteiras automáticas. Com a introdução dos kits, a separação e organização dos componentes reduzem o risco de erros”, diz Vilela.
O Armazém Vertical, dedicado para a linha do diferencial de simples velocidade da Cummins Meritor, trata-se de um equipamento que verticaliza o armazenamento dos nossos componentes, com ganhos de espaço e agilidade na seleção das peças para os kits, devido a movimentação automática das prateleiras.
A nova área de 12 mil m² permite readequar os processos de manufatura, inaugurando novo local de armazenamento, além de melhorar o fluxo de materiais e investir em sete novos maquinários para corte e lapidação de engrenagens e usinagem da caixa do diferencial e de carcaça fundida. Graças a isso a empresa prevê crescer 25% em capacidade de produção.
Preparação para um futuro mais limpo
As linhas de montagem de eixos traseiros também foram modernizadas na migração da Planta 1 para Planta 2, passando a contar com conceito de paleteiras para montagem o que permite maior flexibilidade e ergonomia para os funcionários com ganho de produtividade. O sistema de ajuda ao operador (MES ou Manufacturing Execution System) foi melhorado e conectado a novos equipamentos e as novas dimensões dos postos de trabalho permitem um abastecimento de materiais otimizado.
Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing e líder de negócios da Cummins Meritor, ressalta: “Alinhados às tendências da indústria 4.0, estendemos por meio de softwares toda parte de rastreamento de peças e componentes para montagem de eixos, realizando uma completa coletânea de dados e acompanhamento da produção, agregando mais automação e conectividade para nossa unidade fabril, preparando a nossa planta para o futuro”.
À medida que a demanda por soluções descarbonizadas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de força híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e fornecer produtos avançados de mobilidade limpa.
Outra meta da Cummins é a aceleração do investimento em eletrificação e o desenvolvimento da nova marca Accelera.