Elétricos Mercedes-Benz e Fuso já no Chile

Elétricos Mercedes-Benz e Fuso já no Chile

Os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e Fuso Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina, no Chile, primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria.

Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com pbt legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de pbt e eActros 400 6×2 para 27 t.

Os caminhões foram lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

Portfólio de elétricos terá o brasileiro eO500U

Além da exposição dos novos caminhões elétricos, o evento contou com cinco células temáticas, para aprofundar informações e conhecimento acerca do ePowertrain, Segurança do Veículo e da Alta Voltagem, Carregamento das Baterias, eConsulting e Veículos.

“Este é mais um passo marcante e fundamental para a expansão da eletromobilidade em veículos comerciais das marcas da Daimler Truck na nossa região”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “

Burger acrescenta: “Demos o primeiro passo, no ano passado, com o chassi de ônibus elétrico urbano à bateria, o eO500U, desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Estes produtos chegarão ao mercado juntamente com consultoria especializada e o nosso alto padrão de qualidade de peças e serviços. Queremos oferecer total apoio aos clientes e parceiros nessa fase de transição do diesel para os elétricos”.

O executivo explica a escolha: “Com zero emissões locais de CO2, os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário e saímos na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além de nosso chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, teremos outros lançamentos no segmento de caminhões ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile”, destaca.

eCanter é o primeiro elétrico japonês na América Latina

“Nosso total compromisso com os clientes ganha evidência no eCanter, primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à América Latina, oferecendo eficiência, confiabilidade e segurança da consagrada marca Fuso”, diz Otto Schmitt, gerente sênior do Centro Regional Latina Caminhões. “Dez unidades estão sendo produzidas no Japão para uso em testes com clientes e em demonstrações.”

Recentemente, a Daimler Truck levou um grupo de clientes chilenos para uma experiência exclusiva com a marca Fuso em Portugal. Os participantes puderam explorar os avançados recursos e tecnologias do Next Generation eCanter, vislumbrando o futuro dos caminhões elétricos.

“Estamos muito animados aqui em Las Parcelas, onde fica nosso centro de eletromobilidade. Já temos sete carregadores para testar esses produtos e compará-los com a concorrência. Já contamos com mais de vinte carregadores em nossa rede de filiais em todo o Chile”, diz Alexander Kohler, diretor geral da Kaufmann.

Preço atraente e CTO baixo devem agradar

O dirigente diz que a empresa está pronta para a eletromobilidade e espera ter muito sucesso em impulsioná-la hoje no Chile e, com sorte, em todos os mercados do grupo amanhã.

Para o mercado chileno a relação do custo da energia elétrica em comparação com o diesel permite um custo operacional interessante para o cliente. Com o Fuso eCanter, oferecemos um valor atraente, com baixos requisitos de manutenção e custos operacionais de vida útil reduzidos.

O eCanter atinge um segmento muito interessante e procurado pelos clientes, o de 6.5 a 8.55 t de pbt, adequado para operações de distribuição a curta e média distâncias. “Temos certeza que a chegada dos veículos ao nosso mercado abrirá um precedente”, afirmou Andrés Mann, gerente Comercial de Caminhões da Comercial Kaufmann.

eActros com autonomia de até 400 km

O pesado Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada ou rodoviária de média distância já é produzido em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021.

Os modelos eActros tem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh. Alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação.

Contam ainda com um sistema de recuperação de energia através da frenagem. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15 (carregador 160 kW, 20 – 80% da carga para 3 baterias), utilizando carregadores do tipo CCS.

Pesado elétrico tem eixo e dois motores elétricos

O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade propulsora, que integra um eixo elétrico rígido a dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Esta solução permite a redução de peso e atritos no sistema de propulsão, visto que não necessita de transmissão e cardans, o que otimiza a eficiência energética. Os motores entregam uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW, com 420 Nm de torque.

Desenvolvido para melhorar a operação de distribuição urbana, o pacote de segurança do eActros inclui: Assistente Ativo de Frenagem, com detecção de pedestres (ABA5), Assistente de Ponto Cego (SGA), Assistente de Partida em Rampa, Assistente de Faixa, Monitoramento de Pressão e Temperatura dos Pneus, Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (para alerta do motorista em caso de emergência).

Como diferenciais para a redução de custos e facilidade de operação dos veículos, o eActros ainda conta com a exclusiva MirrorCam, sistema digital que substitui os retrovisores convencionais e facilita os alertas visuais aos motoristas, e o exclusivo sistema de “operação com um pedal” (One Pedal Drive), com aceleração e frenagem do veículo apenas com o pedal do acelerador, gerando economia do freio de serviço ao mesmo tempo que recupera energia para as baterias.

Next Generation eCanter tem versões de 6,5 a 8,55 t

Cinco anos de experiência com o eCanter e o feedback de clientes em todo o mundo, com base em mais de 6 milhões de quilômetros conduzidos eletricamente, foram incorporados ao desenvolvimento do Next Generation eCanter. O resultado é um caminhão elétrico leve que oferece aos clientes mais flexibilidade para várias aplicações de distribuição e logística.

Para o Chile estão disponíveis, inicialmente, as versões de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas, podendo receber carroçarias como carga seca aberta de alumínio, baú carga seca, baú refrigerado, coleta de resíduos, basculante e guindaste, entre outras aplicações. O eCanter é indicado para transporte urbano e possui 2 versões de pacotes de baterias gerando autonomia nas versões M de 140 km e L de 200 km.

Elétricos eCanter já rodaram mais 8 milhões de km

Os caminhões elétricos eCanter já rodam no Japão, EUA, União Europeia, Austrália e Nova Zelândia faz tempo. São mais de 570 veículos com mais de 8 milhões de quilômetros rodados. Com cabina Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre eixos diferentes (3.400 mm, 3.850 mm e 4.450 mm), o Next Generation eCanter pode ser utilizado para o segmento de construção leve e horticultura, bem como na distribuição urbana e serviços.

O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 129 kW (versões com pbt de 6.5 e 8.55 toneladas) e 430 Nm de torque máximo. As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) têm uma capacidade nominal de 41,3 kWh por módulo de bateria.

A unidade de recarga é compatível com todas as tensões usadas nos principais mercados e suporta carregamento com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) é o padrão de recarga e a recarga é possível com até 104 kW. O tempo estimado de carregamento em CC é de 44 minutos na versão M e 1 hora 16 minutos na versão L.

O Next Generation também vem recheado de segurança embarcada, como o Active Sideguard Assist (Assistente de Ponto Cego), a função Autolight e o Intelligent Highbeam Assist controlam os faróis com base nas condições de iluminação. O veículo ainda possui freio a disco e sistema ABA5 (Active Brake Assist 5) de frenagem avançada, que detecta possíveis colisões e diminuindo sua gravidade.

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