A Mercedes-Benz do Brasil continua a crescer no comércio internacional. A nova conquista da montadora é a região da Asean, Associação de Nações do Sudeste Asiático.
Os chassis brasileiros O 500 RS 1936 começam a chegar à região em regime CKD (completamente desmontado). A comercialização foi realizada pela Thaco, representante dos produtos Mercedes-Benz no Vietnã. A empresa montou o chassi e a carroçaria, exportando o ônibus integral para demonstração e venda pelo concessionário da marca na Tailândia.
Pelo mesmo regime CKD, outra unidade do chassi Mercedes-Benz O 500 foi exportada para Taiwan, devendo ser entregue no próximo mês de agosto, ampliando assim a presença da marca no mercado asiático.
Transmissão automatizada
“O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e um pólo muito importante de produção para atendimento a cerca de 50 países de vários continentes”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Chegar a um novo e emergente mercado não só amplia o alcance de nossas exportações, como reforça a presença da marca na Ásia”.
O chassi O 500 RS 1936 enviado à Thaco é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 360 cv de potência a 1.800 rpm, com torque de 1.850 Nm a 1.100 rpm. Este motor de 6 cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5, atendendo à legislação de emissões da Tailândia.
Esses chassis Mercedes-Benz são equipados com transmissão automatizada ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado. A estratégia de mudanças de marcha prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.
Suspensão a ar
A suspensão do O 500 RS 1936 é totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na traseira, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos. O veículo conta com sistema de regulagem da suspensão.
O chassi O 500 RS 1936 estará disponível para os clientes da Asean nas versões com freio a disco ou a tambor. Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).
“Nossos chassis de ônibus rodoviários O 500 são amplamente reconhecidos pelo excelente nível de conforto proporcionado pela suspensão totalmente pneumática, bem como pelo alto padrão de segurança ativa”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing – Exportação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Além disso, os chassis se destacam pela qualidade, força, robustez e excelente custo operacional, contribuindo para a rentabilidade do cliente”, diz França.



