Santos é o 1º a operar caminhões a gás

O porto de Santos, através da Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul.

Os novos veículos chegaram dia 3 de janeiro, tornando o Tecon Santos o primeiro terminal portuário do Brasil a adotar caminhões movidos a GNC em suas operações. Também é a primeira vez que a Scania fornece este modelo de veículo para transporte de contêineres dentro de um terminal portuário no mundo.

A Santos Brasil investiu R$ 40 milhões na nova frota, que substituirá gradualmente os modelos mais antigos. Comparado aos caminhões movidos a diesel atualmente em operação no Tecon Santos, a previsão é de que os novos veículos reduzam as emissões de CO₂ em até 20%.

CMT de 78 t

Hoje, além dos 35 caminhões movidos a GNC, o terminal opera 140 caminhões a diesel, que serão substituídos de forma progressiva por opções mais modernas e sustentáveis nos próximos anos.

Os Scania escolhidos foram do modelo P 340, configurados especificamente para atender às necessidades operacionais do Tecon Santos após estudos detalhados. Com motor de 9 litros, 340 cavalos de potência e torque de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm, os veículos são equipados com a transmissão Scania Opticruise G25CM de 14 marchas, que garante trocas rápidas e eficiente aproveitamento do torque.

O entre-eixos de 3.950 mm, desses cavalos Scania, acomoda perfeitamente os oito cilindros de gás, enquanto o eixo traseiro R885 assegura uma robusta capacidade máxima de tração (CMT) de até 78 toneladas.

Nenhum diesel até 2031

O freio auxiliar hidráulico Scania Retarder, de 4.700 Nm de capacidade de frenagem, aumenta substancialmente a segurança. A Santos Brasil, ainda, implementou um sistema eletrônico de coleta de dados resistente a altas temperaturas, que transmite ao motorista as instruções operacionais em tempo real.

A iniciativa integra o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que aumentará sua capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs até 2026, com investimentos que ultrapassam R$ 2,5 bilhões.

Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, a adoção de caminhões movidos a gás natural – um combustível de transição mais limpo que o diesel – reflete o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e eficiência operacional. O Plano de Transição Climática da Santos Brasil tem como metas reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (escopos 1 e 2) e em 30% as emissões indiretas (escopo 3) até 2040. As emissões no porto devem ser reduzidas em 700 t de CO2/mês até 2031, apenas com a substituição de todos os caminhões diesel.

Primeiro do mundo

“Temos uma visão de desenvolvimento sustentável de longo prazo, em que o ser humano e o meio ambiente são protagonistas. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG, oferecendo serviços que atendam às expectativas da sociedade, clientes e usuários do porto”, afirma Stupello.

Já Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, comemora a parceria inédita para o Brasil e para a Scania globalmente com a Santos Brasil no uso de caminhões a gás.

“Será a primeira operação apenas com caminhões a gás em um porto da história do país. E, também não há operação similar utilizando veículos da marca em qualquer outro país. É, sem dúvida, um momento histórico para a diminuição das emissões no transporte portuário e da maturidade das alternativas mais sustentáveis ao diesel”, diz o executivo.

“Da mesma forma que a Scania, a Santos Brasil tem a sustentabilidade no centro de suas ações. Essa operação inédita trará inúmeros benefícios para a logística da empresa cumprir metas de descarbonização”, completa Nucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *