Autônomo VW está em teste em São Paulo

Autônomo VW está em teste em São Paulo

Já está em testes, no interior de São Paulo, o primeiro caminhão Volkswagen com direção autônoma. A não interferência do motorista na condução dos veículos é fundamental para as usinas e destilarias de cana-de-açúcar para elevar muito a produtividade da colheita e, óbvio, a produção de açúcar e álcool.

Isso ocorre porque os veículos envolvidos, o próprio caminhão trator e a colheitadeira, passam a operar com total precisão via GPS. Na primeira fase o operador ainda presta assistência à operação e manobra. O veículo em questão é um Constellation 31.280 8×4.

Dessa forma, a VWCO avança para o último pilar que compõe o transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo. Com tecnologia desenvolvida pela engenharia da montadora, a partir de agora o veículo autônomo mantém a trajetória planejada, controla a velocidade, reconhece placas de sinalização, obstáculos e até pedestres.    

Essas possibilidades vêm com uma direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção, o caminhão está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real. Trata-se do RTK – Real Time Kinematic -, que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

O piloto automático é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar através de teclas os valores de velocidade para mais ou para menos.

Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.

Produtividade

A navegação e ajustes do sistema autônomo estão dispostos de forma prática e ergonômica ao motorista dentro da cabine, oferecendo uma interface intuitiva e simples ao operador, para que ele possa extrair o máximo de produtividade dos veículos na operação.

O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas Raven para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, especialmente em novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.

Graça a um sistema de navegação autônoma com precisão de 2,5 cm e eixos de bitola larga de 3 metros, baixam sobremaneira os danos às mudas. Com o aumento da precisão do corte, a manutenção do distanciamento de linhas, evita o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.

Os eixos dianteiros têm capacidade de 8 toneladas, enquanto os traseiros são de 13 toneladas com redução no cubo. Resultado, um pbt de 42 toneladas. Os pneus são de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração.

Eixos, suspensão reforçada e pneus ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições. O sistema de tração 8×4, somado ao consagrado motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada de 12 velocidades, garantem alta performance em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *