Attivi é aprovado para a capital paulista

Attivi é aprovado para a capital paulista

O ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, foi aprovado pela SPTrans – São Paulo Transporte AS, a gestora do sistema de transporte público por ônibus da capital  paulista, para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital paulista.

Com esse aval da SPTrans, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.

“Como principal fabricante brasileira de ônibus, estamos prontos para suprir às necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo. Temos a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, diz Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Configurações adaptáveis

 Assim, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus paulistanas. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.

O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.

“O modelo prioriza o uso de componentes nacionais e conta com planos de serviços para dar total assistência e segurança aos operadores, com atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias”, destaca Portolan.

Alto desempenho

Além da capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Salvador e Angra dos Reis, RJ. A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, produzidos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

O Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.

“O Attivi obteve excelentes resultados na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, observa o diretor.

O coletivo tem chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 t e até 80 passageiros. A autonomia chega a até 250 km e o tempo de recarga de até 4 horas. O chassi PLUG-IN CCS 2 tem motor de tração central com potência de 385kW e torque de 2800Nm. Com comprimento de 13 m e largura de 2,55 m, o veículo tem capacidade de 7,6 t no eixo dianteiro e de 13 t no traseiro. A frenagem conta com freios a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS (Door Brake). A direção eletro-hidráulica e a suspensão é pneumática.

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