ATRS é a máquina multifuncional da Grunner

 

A Grunner Tecnologia, de Lençóis Paulista, SP, compareceu com autoridade à Agrishow 2025 com novidades para incrementar a produtividade, mitigar as emissões e aumentar a segurança nas operações agrícolas.

José Reche, diretor de Operações da Grunner, explica as vantagens da grande novidade da empresa na 30ª Agrishow. “Nosso transbordo ATR S é um multifuncional. Até o ATR X era um veículo para transporte de soja, mas agora está apto a movimentar milho, calcáreo etc.

O executivo lembra que a colheita da soja é muito breve, cerca de três meses. Então as modificações visaram a ampliar os usos da máquina. Até agora tinha que ficar parado na entressafra. Não podíamos deixar o veículo parado. Agora, com as melhorias, o raio de giro baixou de 27 m para 17 m, o que dá uma nova desenvoltura para o veículo.

O consumo de combustível baixou 14% em relação a versão anterior, o tempo de manobra teve até 60% de redução e a eficiência aumentou. Reche diz que o número de melhorias sobre a versão anterior chegou a 15, abrangendo desde o radiador até o prolongador da caixa de carga.

A base continua o chassi Mercedes-Benz Euro 5, com novo modelo que será lançado em outubro. Com um destaque: o uso de mirror cam. “Retiramos o retrovisor e colocamos a câmera que aumenta muito a segurança. A visão noturna é espetacular, com a eliminação dos pontos cegos. Isso sem falar da balança embarcada e do sistema de controle de pressão dos pneus”, elenca Ruche.

Desloca até 50 m³

O ATR S tem capacidade de deslocar 50 m³. “A engenharia trabalhou para entregar um produto com máxima produtividade e total segurança, para simplificar ao máximo as operações”, diz Fernando Miranda especialista em Produto da Grunner Tecnologia.

“Além do sistema TPMS, que monitora em tempo real a pressão e temperatura dos pneus e bolsas pneumáticas, integramos a tecnologia IA (inteligência artificial), um suporte e tanto para detectar pontos cegos. Segundo Miranda, a máquina oferece ainda um consumo de combustível 50% menor em relação às máquinas convencionais.

Mais economia chega com os novos pneus Michelin e as rodas Maxion, produtos nacionais para substituição dos importados. A substituição trará uma economia de 30% na compra desses conjuntos e um impacto forte nos custos e na disponibilidade. Nas rodas é instalado o sistema TPMS de monitoramento dos pneus.

Na célula de carga está a balança, que além de apontar corretamente a carga líquida embarcada permite colher dados e gerar um mapa de produtividade ainda na lavoura.

“Temos tecnologia GPS que ajuda muito os condutores. Uma tela unificada Grunner, dá grande suporte ao maquinista. Surgindo qualquer dúvida operacional, o operador abre o manual de operação e consegue verificar a sua dúvida e checar em tempo real”, explica Miranda.

Todas essas facilidades permitem uma operação 40% mais ágil em relação a geração anterior, a nova versão traz uma economia geral de 10% nos custos. A amortização do equipamento deve ser de um ano ou pouco menos.

Miranda informa que a capacidade produção do produto varia entre 350 e 380 equipamentos/ano. Já o market share alcança 30%, garantindo a liderança para a Grunner no segmento. Já foram entregues 1.302 máquinas ao mercado.

Lançamento comercial

Já o sistema DSA, apresentado na Agrishow 2024, foi lançado comercialmente este ano. O veículo usa injetores de alta tecnologia e queima etanol, uma mão na roda para os produtores do combustível.

Várias melhorias foram integradas ao veículo. Além da redução de itens do implemento para simplificar a manutenção e aumentar a disponibilidade. O grande diferencial é que o veículo usa motor Mercedes-Benz diesel e não sistema Otto. Sinônimo de grande durabilidade e confiabilidade.

Finalmente também lá estava o aspersor ASPS um aspersor de última geração, desenvolvido a pedido dos próprios produtores rurais. Sua característica principal é a aplicação de vinhaça localizada. Um veículo de menor porte de quatro eixos, com dois deles direcionais. O tanque de fibra é 35% mais leve e a capacidade para aplicação em até 10 linhas, o ASPS. Pode aplicar também fertilizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *