Algoritmo amplia eficiência em até 8%

Algoritmo amplia eficiência em até 8%

A ZF e a Embotech firmaram parceria com o objetivo de maximizar a eficiência e minimizar os tempos de viagem de veículos. O algoritmo de otimização MPC – Modelo de Controle Preditivo, usa informações do mapa e dos sensores ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, bem como o know-how do trem-de-força, para reduzir a demanda de energia do veículo por meio de um ACC´- Controle de Cruzeiro Adaptativo sustentável

Os sistemas avançados de assistência ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, podem não apenas tornar a direção mais confortável, mas também permitir economia de energia e aumentar a autonomia elétrica por meio de estratégias de condução mais eficientes.

A ZF desenvolveu um ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo preditivo, o ZF Eco Control 4 ACC, que permite até 8% mais de economia e autonomia. O componente central do ACC é um algoritmo de otimização MPC – Modelo de Controle Preditivo da Embotech.

Ele avalia em tempo real as informações do mapa, como níveis e curvas em subidas e descidas, além de informações sobre os pontos de operação ideais do trem-de-força.

Ganhos de até 8% em qualquer tipo de motor

Testes de campo realizados pela ZF mostraram que o Eco Control 4 ACC pode atingir um ganho de autonomia de até 8% no tráfego do mundo real. Como função adicional para ACCs de série, pode ser usado tanto em carros de passeio como em veículos comerciais, independentemente do tipo de trem-de-força.

“O Eco Control 4 ACC é um desenvolvimento inovador que nos aproxima significativamente das emissões Visão Zero, diz Uwe Class, vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas Avançados da ZF. – Acima de tudo, essa solução é prática para o uso diário e disponível para produção em série.”

Já Alexander Domahidi, CTO e cofundador da Embotech, acrescenta: “O Eco Control 4 ACC é um divisor de águas nas reduções de emissões de CO2. O potencial de economia de até 8% com “apenas um pedaço de código” é um passo gigantesco para revolucionar a mobilidade e o transporte e torná-los mais ecológicos. Esta é uma prova do compromisso da Embotech em oferecer soluções de software autônomas que tornem a tecnologia de nossos clientes mais sustentável”.

Algoritmo aumenta a velocidade média

Esse modo de condução ideal é decisão individual do respectivo motorista, que decide se o controle de cruzeiro preditivo deve maximizar a eficiência ou minimizar os tempos de viagem. Ele pode também optar por uma mistura equilibrada das duas estratégias. Além disso, o sistema de assistência orienta sobre a melhor forma possível para a velocidade definida pelo condutor. Com base nessas predefinições, tudo é executado automaticamente.

Assim, o algoritmo avalia continuamente os dados do mapa no sistema de navegação e os dados operacionais do sistema de trem-de-força para os próximos 500 metros. Isso significa que as informações sobre as próximas subidas e descidas, curvas ou restrições de velocidade são continuamente incorporadas à avaliação, e o sistema de assistência tenta equilibrar tempo e energia da melhor maneira possível.

Motorista escolhe a sua alternativa

Ao contrário dos sistemas convencionais de controle de cruzeiro adaptativo, esse sistema de controle não é rigidamente baseado em regras: na otimização, ele considera todas as configurações padrões em relação a todos os casos de uso em um horizonte de 500 metros, de forma simultânea e em tempo real. Além disso, o sistema usa os mapas de eficiência do trem-de-força para otimizar o ponto atual de operação.

Neste caso, as competências da ZF e da Embotech se complementam perfeitamente: enquanto a ZF pode fornecer as informações apropriadas para o sistema de assistência a partir de sua compreensão do sistema de todo o veículo e controlar a aceleração e a frenagem, a Embotech contribui com seu profundo conhecimento dos algoritmos apropriados para avaliações desses dados e suas soluções incorporadas.

Resumindo, os parceiros desenvolveram um sistema que oferece aos motoristas maior autonomia e menores custos operacionais sem sacrificar o conforto e, além disso, reduzindo de forma sustentável o ônus ao meio ambiente.

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