Airbags cortina são produzidos em S. Paulo

Airbags cortina são produzidos em S. Paulo

No interior de São Paulo, a ZF concluiu a localização de sua linha de montagem de airbags de cortina. A unidade estabeleceu a empresa fica na planta de Limeira, onde são produzidos sistemas de segurança passiva, ativa e eletrônicos. 

O processo de nacionalização começara em 2021, com a localização de duas linhas de montagem de airbags laterais na unidade. Em janeiro deste ano, mais duas linhas foram adicionadas, em conjunto com a linha de airbags de cortina. Com isso, a ZF completa quatro linhas nacionais de montagem de airbags laterais e uma de cortina. 

Gustavo Ducatti, diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul, explica o plano: “A expansão deve suportar três novos produtos previstos estrear até o final de 2023 no mercado brasileiro”.  A produção atenderá o mercado nacional, que aumenta a cada dia a aplicação de componentes de segurança nos veículos.

Maquinários foram desenvolvidos no Brasil

Fato interessante é que a expansão traz uma quebra de paradigma, pois inseriu fornecedores locais de máquinas, que foram desenvolvidos pela ZF no Brasil. “Com isso, conseguimos encurtar o lead time de desenvolvimento e atender as necessidades do mercado de maneira ainda mais rápida. Além disso, nossas linhas contam com qualquer tipo de suporte e manutenção que sejam necessárias muito mais rapidamente com nosso parceiro local”, diz ele.  

Para chegar ao modelo de maquinário desenvolvido localmente, a engenharia de manufatura da ZF propôs melhorias e adequações em modelos de linhas já existentes em outras plantas da empresa fora do País.

Equipamentos de dobra e de inspeção, por exemplo, antes disponíveis apenas no exterior, foram desenvolvidos pela engenharia de manufatura da ZF em conjunto com a empresa brasileira. No total foram instaladas 22 estações de trabalho para suportar, tanto a produção de airbags de cortina, como laterais.

 Ducatti prevê o desenvolvimento de novos engenheiros de manufatura e o aumento do índice de segurança dos veículos nacionais. Ele destaca que a nacionalização da montagem de airbag de cortina poderá ainda gerar mão-de-obra especializada neste tipo de tecnologia e também favorecer a transferência de tecnologia para o Brasil”.

Um airbag para cada função  

Os airbags laterais dianteiros ou traseiros têm a função de proteger motorista e passageiro de minimizar possíveis lesões em caso de acidente lateral – um dos que mais ocorrem no nosso país, especialmente tombamentos. Eles são divididos entre airbag de cortina e de pélvis. 

O airbag de cortina tem a finalidade de proteger a cabeça em caso de colisão ou mesmo tombamento. O componente é instalado na estrutura superior do veículo (lateral do teto) partindo da coluna A, podendo se estender até a coluna C/D, dependendo de cada projeto.

Esse airbag fica oculto, uma vez que o revestimento do teto se sobrepõe a ele. Quando acionado preenche e protege as zonas frontais e traseiras, contribuindo com uma proteção adequada e com a desaceleração da dinâmica da cabeça, decorrente do impacto lateral.

Proximidade à proteção completa

O airbag de Pélvis / Costela/ Ombros ou até mesmo Cabeça (para veículos específicos) muitas vezes é chamado apenas como airbag lateral. Esse componente é instalado dentro do banco, especificamente ao lado dos encostos dos bancos dianteiros e/ou traseiros.

Uma vez acionado, ele ocupa o espaço disponível entre ocupante e a porta/coluna B, e tem a finalidade de diminuir a intrusão do pilar B, assim como reduzir a dinâmica de energia do ocupante causada por um acidente lateral.

Segundo Ducatti, “dependendo da estrutura do veículo e da tecnologia empregada, a proteção lateral combina airbags laterais de tronco mais airbags de cortina, que somam de dois a quatro módulos de airbag por veículo. Atualmente, a ZF atende clientes globais e fornece equipamentos de segurança para praticamente todas as marcas automotivas.

Avançando antes da obrigatoriedade Latin NCap

“Embora ainda não haja obrigatoriedade de airbags laterais nos veículos produzidos no Brasil, esses esforços intensivos de desenvolvimento local certamente vão tornar a segurança passiva dos veículos nacionais cada vez maior”, diz o executivo.

Com a proteção lateral e de cortina, os veículos devem ainda alcançar melhores classificações junto ao Latin NCap, programa de avaliação de segurança automotiva que trouxe mudanças nas estratégias das montadoras em relação à segurança veicular na América do Sul.

 O Latin NCap testa o nível de segurança de cada modelo, tanto para ocupantes adultos de vários tamanhos como também para crianças. Por meio de testes de colisão e técnicos é possível ao consumidor final ter maior clareza sobre o desempenho de segurança, considerando diferentes modelos de veículos existentes no mercado.

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