Linha Accelo é renovada aos 20 anos

Linha Accelo é renovada aos 20 anos

O sucesso dos caminhões leves Mercedes-Benz Accelo em 20 anos de mercado é notável. Nestas duas décadas o veículo registrou vendas de 89.515 unidades leves e médias. O modelo Accelo 815 é o campeão da família, com 33.387 unidades e sucessor do “Mercedinho”, um dos caminhões mais vendidos do país.

Em junho, com média de 4.475 modelos emplacados por ano, os leves Accelo somaram 85.461 enquanto os médios chegaram às 4.475 unidades. Do total, 33.387 unidades são do leve Accelo 815, que começou a ser comercializado em 2012.

O segundo modelo mais vendido neste mesmo período é o leve Accelo 1016, com 32.932 unidades emplacadas. Entre os médios Accelo, os modelos 1316 6×2, registraram vendas de 4.031 unidades desde seu lançamento em 2015. Outros modelos também pertenceram à família, entre eles os leves 715 e 915, sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6×2.

Reedição de um campeão de vendas

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho, um campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança”, lembra Leoncini.

Um dos maiores diferenciais dos Accelo  foi o de adotar o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel (car like). Isso incluia vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar-condicionado e cobertura de degraus.

Versões com seis marchas ou automatizada

 O dirigente recorda-se ainda de o Accelo ter sido a primeira linha de leves a ser vendida com câmbio automatizado.  “Por isso, esse caminhão está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado, atender às necessidades do mercado e a oferecer mais valor ao cliente. Resultado do compromisso: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução.”

Leoncini explica que as categorias de caminhões leves e médias são muito competitivas, para atender à vasta diversificado de clientes, desde os que focam mais no preço do veículo, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para o preço e os custos operacionais, investindo em tecnologias que trazem mais economia, conforto e segurança.

“Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar-condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”, observa Leoncini.

Accelo: um sucesso em versatilidade

As diversas versões colocadas à disposição pela montadora chegaram facilmente ao sucesso em cada aplicação. Além das carroçarias baú, que brilham entre transportadoras, operadores logísticos e autônomos, outro destaque são os guinchos de autosocorro.

Um exemplo é Flávio Cristiano das Dores, mecânico de formação e proprietário da Comercial Flavinho e de outras empresas. Desde 1999, o empresário atua com serviço de guincho e, mais recentemente, com locação desses veículos para terceiros. Com base em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, SP, ele atende parte da região, Litoral Norte e Campos do Jordão, contando hoje com uma frota de mais de 100 veículos.

A empresa conta com 25 Accelo na sua frota. São 15 unidades Euro 5 adquiridas no ano passado. Em 2023, já negociou com a De Nigris São José dos Campos a compra de novas 31 unidades de Accelo Euro 6: são 15 unidades do modelo 817, outras 15 do 1017 e um 1317 6×2.

Também este ano, a Flavinho adquiriu um caminhão médio Atego 1419 e um extrapesado Arocs 3351 6×4, ambos Euro 6, para serviços de guincho de veículos mais pesados. Estes caminhões começaram a ser entregues no mês de junho.

Robustez e baixa manutenção

“Em termos de robustez e durabilidade, que são muito importantes no setor de guincho de autosocorro, o caminhão Mercedes-Benz sai na frente em relação à concorrência. Um Accelo 1316 da nossa frota, de 2015, chegou a 400 mil km com baixa manutenção e ainda não pretendemos trocar por outro”, avalia Flávio Cristiano das Dores, o Flavinho. “O trem de força do Accelo é muito bom, principalmente porque é semelhante ao de um caminhão toco como o Atego 1419”.

Flávio também destaca a economia oferecida: “O Accelo sempre teve o melhor consumo da categoria, com diferença de 10 a 15% a menos que outros modelos do mercado. Estamos na expectativa por mais economia com os caminhões Euro 6, que começam a rodar agora”. Ele ressalta que as novas tecnologias embarcadas nos modelos 2023, especialmente as de segurança, agregam ainda mais valor aos caminhões Mercedes-Benz.

Mais potência para aguentar o batente

A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo chega com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 kg de pbt) e Accelo 1017 (9.600 kg de pbt) e o médio Accelo 1317 6×2 (13.000 kg de pbt).

Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, segundo os técnicos da Mercedes-Benz, algo muito importante nas severas operações de distribuição urbana e nas operações de última milha. Além disso, são indicados para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais, além de atenderem as legislações de restrição de circulação, como o VUC.

Devido a suas dimensões compactas, os caminhões Accelo são ideais para o trânsito intenso das grandes cidades. Eles são referência em agilidade, além de proporcionar facilidade de manobra ao motorista, mesmo em áreas internas de centrais de abastecimento, supermercados e centros de distribuição, otimizando assim as operações de carga e descarga. Outro destaque, é que a linha oferece as maiores plataformas de carga do seu segmento, maximizando a produtividade e rentabilidade para o cliente.

Maior produtividade e menos esforço

Os Accelo também são reconhecidos pelo valor de revenda. Quem compra um Accelo sabe que obterá um excelente produto em qualidade, força, desempenho, robustez, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança.

“O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito e nas rodovias”.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo vale para o novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo.

Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha. A embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, ou seja, mais conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

Segurança é prioridade

Além de um completo pacote de segurança, os caminhões Accelo com tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO – Custo Total de Operação. A consequência é uma redução de 10% a 15% no consumo de óleo lubrificante e maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de Arla (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização com os planos de manutenção do Accelo.

Novidades também estão no exterior da cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. Junto ao posto do motorista uma nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao motorista.

Tudo nas mãos do motorista

Um novo display digital de 10,4 polegadas facilita as coisas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais.

A nova eletrônica, ainda, foi superdimensionada. Envolve sistemas ainda mais confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto para mais recursos.

O pacote de segurança dos caminhões conta agora com ESC – controle eletrônico de estabilidade, ESS – luzes de frenagem de emergência e HSA – auxílio de partida em rampa, na versão com câmbio automatizado.

Piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6×2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Os novos Accelo vêm equipados com ABS – sistema antitravamento de rodas, ASR – controle de tração, EBD – distribuição eletrônica de frenagem, e Top Brake – freio-motor auxiliar da Mercedes-Benz.

Outro importante diferencial dos caminhões Accelo que impacta o TCO é a intercambiabilidade de peças com modelos desta linha e a comunização eletrônica com toda a família de caminhões Mercedes-Benz. Certeza que o cliente pode desfrutar da facilidade e tranquilidade da disponibilização de peças na Rede de Concessionários da marca.

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