Daimler Buses oferecerá estações de recarga

Uma boa aposta da Daimler Buses na Alemanha deve animar o mercado para o uso de ônibus elétricos. A partir do próximo ano, a montadora instalará estações de recarga próprias para essa alternativa de veículo.
O alvo inicial será o dos destinos turísticos de alto tráfego, como estacionamentos de ônibus em parques de diversões ou outros pontos das cidades. O projeto-piloto foi lançado pela agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate em cooperação com a cidade de Colônia. Quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro da cidade no próximo ano. Atualmente, a Daimler Buses é a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública. Sua subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável pelo planejamento, construção, operação e manutenção.
Acelerando a oferta
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, destaca: “O futuro do ônibus é elétrico. No entanto, a construção da infraestrutura pública de recarga necessária está demorando muito. Queremos dar um impulso importante com nossas estações de recarga. Nosso novo ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o eIntouro, já conecta cidades e áreas rurais. Ele também é adequado para viagens mais curtas”.
Na opinião do executivo, estas são as aplicações mais práticas para ônibus elétricos fora do transporte público urbano. “O veículo já se beneficiará da expansão da infraestrutura pública de recarga. No entanto, para viagens de longa distância, é necessária uma rede abrangente para que as operadoras de ônibus possam utilizar ônibus elétricos de forma econômica e sem comprometer o conforto dos passageiros”, lembra.
No dia 3 de outubro, na Busworld 2025 em Bruxelas, na Bélgica, a Daimler Buses celebrou a estreia mundial do seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o Mercedes-Benz eIntouro. O veículo pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros [1].
Já faz história
Desde 2018, o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico à bateria, está em produção em série. Mais recentemente, em 2023, o veículo passou a ser oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia.
A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com ônibus com célula de combustível na próxima etapa. A fabricante está conjuminando as entregas de produto à infraestrutura necessária.
A Daimler Buses Solutions GmbH financia tanto as estações de recarga como sua operação. O refinanciamento é obtido por meio da venda de energia elétrica. Após o comissionamento da obra, a equipe de serviços da Daimler Buses Solutions cuidará da manutenção e das operações técnicas. Dessa forma, os proprietários se beneficiam de uma infraestrutura de recarga pronta para uso de uma única fonte, sem necessidade de investimento ou grande esforço.
O estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, localizado a Oeste do Reno, é bem conectado ao transporte público local por meio do ponto de bonde Slabystraße. Este estacionamento serve como um local central para todos os ônibus intermunicipais que levam turistas a Colônia. As operadoras de ônibus poderão recarregar rapidamente seus ônibus elétricos – independentemente da marca – com eletricidade verde.
Ao contrário dos ônibus urbanos elétricos, que atendem rotas mais curtas e geralmente são recarregados durante a noite com 50 a 80 kW, os ônibus interurbanos exigem soluções mais potentes. As quatro novas estações de recarga rápida fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma. As estações estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *