Cummins Meritor lança eixo de 58,5 t

Cummins Meritor lança eixo de 58,5 t

A Cummins Meritor lançará na Fenatran 2022 um novo eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD de até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. A novidade amplia o portfólio de soluções para transportes rodoviários extrapesados. O novo eixo foi desenvolvido pelo time de engenharia no Brasil de forma a atender os clientes com soluções que atendam a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, pela Resolução 882.

Em vigor desde janeiro passado, a norma traz novos limites de carga transportada e configurações. Derivado do modelo MS-18X, o novo MS-18X HD está em fase de validação e o início de sua fabricação está previsto para meados de 2023.

“O MS-18X HD para veículos 6×2 rodoviários chega para atender às necessidades do mercado numa proposta mais avançada. Projetamos um novo design do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”, observa Fabio Brandão, diretor de Engenharia e Estratégia da Cummins Meritor.

As inovações desenvolvidas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas deste novo design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.

Economia e confiabilidade

O desenvolvimento faz parte da estratégia da Cummins Meritor de implementar tecnologias dedicadas ao conceito Powerdense. Isso inclui projetar componentes otimizados para atender tecnicamente às capacidades das aplicações dos clientes, contribuindo com um sistema mais robusto, compacto e otimizado, sem falar do apelo ambiental no final do ciclo do produto.

O novo eixo integra diferencial com solda a laser, que proporciona confiabilidade superior eliminando itens de garantia inerentes ao uso nas aplicações de maior severidade do eixo, bem como uma redução significativa de serviços relacionados aos ciclos de garantia dos veículos, eliminando a manutenção preventiva destes componentes. “Solução foi desenvolvida para reduzir custos e elevar a disponibilidade do equipamento em operação”, finaliza Brandão.

revtransporte

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