A hora da verdade

Fato inédito ocorrerá neste final de ano, especialmente para os transportadores brasileiros. A IAA, maior feira do mundo de tecnologias e equipamentos de transporte ocorrerá em Hannover, na Alemanha. E logo a seguir teremos a Fenatran em São Paulo, a maior feira do gênero das Américas. Nunca foi tão fácil perceber as diferenças.  

Há razões para tanto?

O início da vigência da norma Euro 6 no Brasil, em janeiro próximo ano, chegará com mais uma elevação monstro dos preços dos veículos comerciais. A variação das apostas entre os executivos das montadoras de caminhões chega a incompreensíveis 100%. Os acréscimos previstos vão de 15% até 30%. Como assim?

Explique se puder

Na opinião de Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE Brasi -l Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, não há razões para aumentos desse porte. “O degrau tecnológico entre os veículos Euro 3 para Euro 5 foi gigantesco, como a integração de muita tecnologia e equipamentos. Mas, agora, está difícil explicar os preços estimados”. Não é preciso pensar muito para ver que ele tem razão.     

Perdas e ganhos  

Já a diferença tecnológica entre os veículos Euro 5 e Euro 6 é extremamente menor. Os maiores ganhos seriam com a evolução dos Euro 3 para Euro 4. Ficaram maiores ainda com a exclusão do passo Euro 4 e partindo-se direto para os Euro 5. Os ganhos ambientais, todavia, foram também adiados pelo salto.   

revtransporte

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