Implementos: ainda abaixo da meta
Julho: melhor mês do ano
Com vendas registradas de 13.911 unidades em julho, os primeiros sete meses mostram que o caminho da recuperação está pavimentado. O mês foi o melhor do ano em vendas e agora a diferença entre os emplacamentos deste ano e os do ano passado estão em 3,24%.
Foram emplacados 88.963 implementos. No segmento de reboques e semirreboques, 47.535 produtos do total, a retração foi de 10,82%. Já no setor de carrocerias sobre chassis, as 41.428 unidades emplacadas significaram uma evolução de 7,2% em relação ao ano passado.
Recuperação lenta
“A recuperação de mercado é um processo lento e os resultados de 2022 indicam que estamos no caminho para repor as perdas do passado”, analisa José Carlos Spricigo, presidente da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
A média mensal de 12.709 evidencia também uma recuperação bastante lenta diante das necessidades do segmento. Mas a constância anima. Nos sete meses, apenas três tiveram vendas abaixo das 13 mil unidades.
“Os negócios estão em ritmo lento de recuperação, mas formando uma espiral positiva mês a mês, o que dá confiança ao empresário do setor”, observa Spricigo.