ZF lança cinto que reposiciona motorista
A segurança na condução de veículos começa pelo posicionamento do motorista na direção, fixado ao banco graças à assistência do cinto de segurança. O tensionamento do cinto é fundamental para garantir ao condutor a continuidade da direção em situações de emergência.
Nesse sentido, a ZF dá um grande passo no auxílio à segurança operacional com o lançamento de seu cinto de segurança conectado. É uma grata novidade. O novo cinto ZF consegue reeducar o motorista, que normalmente não utiliza o cinto corretamente.
Cinto conectado atua em conjunto com air bag
O cinto conectado ZF consegue deslocar o ocupante no assento, aumentar a efetividade do sistema de retenção. Para isso, o sistema tem um tensor eletromecânico ACRB, que reduz a folga do cinto ou então alerta o motorista com a vibração da correia no caso de cinto frouxo.
A companhia integra dois sistemas de segurança, cinto de segurança e os air bags, e seu funcionamento em conjunto permite a proteção máxima ao condutor. O cinto inicialmente retém a parte superior do corpo e, nos milissegundo após o impacto libera de maneira definida na direção do airbag, até que a bolsa de ar entre em contato com o motorista.
Se o cinto não tiver essas reservas, por exemplo, se a parte superior do corpo já estava muito inclinada para a frente antes ou durante a colisão, a probabilidade de lesões é bastante aumentada.
Cinto reposiciona automaticamente o condutor
Assim que o cinto de segurança é afivelado, o ACR8 reduz ativamente qualquer folga percebida no cinto, ele aperta o cinto uma vez de maneira definida para que ele se encaixe perfeitamente no ocupante.
Se os sensores do veículo detectarem uma situação crítica de direção que possa levar a uma frenagem brusca ou possivelmente a uma colisão, o sistema de cinto de segurança pode usar os segundos antes do acidente para aumentar a proteção do ocupante.
Para realizar essa tarefa, o cinto é conectado não apenas aos sensores, mas também ao assistente automático de frenagem de emergência e desloca o ocupante para a posição certa e o mantém durante a frenagem. No caso de uma colisão subsequente, o sistema pirotécnico é iniciado e a funcionalidade do airbag e do sistema de retenção do cinto de segurança é aprimorada.
Cinto pode acordar o motorista
O sistema de cinto de segurança ACR8 também pode ser usado como um transmissor de sinal háptico (por tato), alertando ou transmitindo informações ao ocupante. Ele também pode enviar um sinal para ‘acordar’ o motorista, quando algum outro sistema detecta que ele está cansado.
Ao mudar de direção automatizada para manual, o ARC8 pode usar pulsos de alta frequência do cinto de segurança para alertar o motorista de que ele deve assumir o controle novamente. Dessa forma, o sistema de cinto de segurança pode ser integrado à interface do usuário de veículos automatizados para chamar sua atenção.
Tensor do cinto é o coração do sistema
O coração do sistema de proteção é o Active Control Retractor – Retrator de Controle Ativo – ACR8, que conecta as informações disponíveis no veículo, retrai o cinto por motor elétrico e pode, assim, aumentar a força do cinto de maneira direcionada.
O ACR8 também oferece outras vantagens para as montadoras como o fato de que nenhuma autocertificação NCAP separada é necessária para usar o novo sistema. O ACR8 está disponível como uma versão integrada no assento, que requer uma profundidade de instalação de apenas 60 milímetros em vez de 82. Isso significa que ele pode ser integrado a muitos tipos de assentos de carro sem restringir o design do veículo.