ZF inaugura centro de treinamento

ZF inaugura centro de treinamento

A ZF inaugurou o primeiro Centro de Treinamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa no mundo na sua unidade de Limeira, SP. O novo espaço é dedicado à preparação e capacitação de todos os profissionais da unidade sobre os conceitos e práticas de segurança e saúde ocupacional.

A programação inclui treinamentos semanais para cerca de 40 pessoas e abrange tanto a integração de novos colaboradores, como a reciclagem de todos os demais profissionais para aprimorar os conhecimentos sobre segurança no trabalho.

A metodologia utilizada será baseada no conceito do Dojô, tradicionalmente associado ao treinamento de artes marciais japonesas.  Atualmente, este conceito se estendeu e está sendo utilizado para definir um local de treinamento, ou seja, que visa aperfeiçoar habilidades técnicas ou comportamentais.

Esclusivo

“Este é o primeiro espaço exclusivamente dedicado à segurança do trabalho da ZF no mundo e, certamente, servirá de modelo para outras unidades da empresa para conscientizar os colaboradores sobre os riscos de acidentes e qual a maneira correta e segura de agir durante suas atividades diárias”, disse Ana Carolina Gonçalves, vice-presidente de Recursos Humanos da ZF América do Sul.

Um dos focos do novo Centro de Treinamento é mostrar quais são os comportamentos seguros e evitar acidentes que podem acontecer por negligência ou falta de informação.

O ambiente foi 100% desenvolvido pelas equipes da própria operação em conjunto com áreas administrativas, utilizando materiais obsoletos e reaproveitando insumos gerados na linha de produção.

“Essa movimentação e compartilhamento gerou uma excelente integração entre todas as áreas envolvidas”, revelou a executiva.

Métodos

Antes de acessar o novo espaço, os profissionais em treinamento encontram um mapeamento geral da fábrica que demonstra os riscos envolvidos entre homem x máquina, reforçando as rotas de fuga e saídas de emergência.

Busca de eficiência e segurança

Ao entrarem, os colaboradores encontram o Ioshi-Ioshi, mesmo processo usado na fábrica para demonstrar a separação homem x máquina, além de promover a prática de “Parar, olhar e depois Seguir”.

O objetivo é demostrar como é a área logística e como acessá-la de maneira segura, usando todos os dispositivos de segurança. A estação de saúde traz a reflexão sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos colaboradores.

Situações

Nos produtos químicos são temas prioritários a identificação, rotulagem, procedimento e contenção no manuseio dos itens. O objetivo é reforçar nos colaboradores a conscientização no manuseio de produtos químicos, não só para atendimento a legislação ou normas, mas sim para um processo seguro dentro das operações.

Quanto ao meio ambiente, a abordagem na prática versa sobre a prevenção e conscientização ambiental, com exercícios sobre coleta seletiva, descarte de resíduos perigosos e consumo consciente de água e energia, trazendo conexões não só industriais, mas exemplos de consumo e desperdício domiciliares, conectando as práticas ambientais ao cotidiano dos colaboradores.

Ou tema é o trabalho em altura em espaço confinado. Uma etapa que possibilita entender como funciona o trabalho em espaços confinados e altos, de acordo com normas NR-35 (Altura) e NR-33 (Espaços Confinados).

Simulações

No segmento ergonomia são levados em conta os treinamentos teóricos sobre padrões ergonômicos em postos de trabalho operacionais ou administrativos. Nessa estação são realizadas simulações práticas da forma correta e não correta de manusear cargas de diferentes pesos, orientando os colaboradores sobre a melhor forma e as consequências que isso acarreta.

Simuladores no aprendizado

O objetivo é   fortalecer a prática, a teoria e a conscientização na prevenção de lesões durante a execução de atividades relacionadas a NR-17 (Ergonomia).

Outra área de treinamento teórico tem como meta integrar os colaboradores e realizar treinamentos rápidos, onde conceitos possam ser repassados na prática.

Áreas de interesse

A área comunicação demonstra como são realizadas as comunicações de EHS externas e internas dentro da ZF, incluindo: Quadros de Aviso; Quadros de Dias sem Acidentes com Afastamento; TOTEM (displays informativos); e ZF PAPERLESS (operação sem o uso de papel).

Noutra área de elevada importância, a de proteção de máquinas inclui também a de Lockout Tagout demonstrando a prática dos processos operacionais. Nestes, uma máquina coloca o colaborador em situação real de operação, destacando a importância de seguir os protocolos de segurança.

Outra área é a de EPIs, que demonstrada a importância de cada EPI (Equipamento de Proteção Individual) e sua diversidade, demonstrando a razão de sua utilização, destino específico, não sendo possível emprestar/ usar em determinados lugares.

Para finalizar, há a estação das emergências. O objetivo desta é reforçar o ramal de emergência e dos diferentes tipos de sinais existentes para brigada e evacuação, com a utilização de uma máquina de simulação sonora dos alarmes; roupas indicadas em caso de emergência; utilização correta da maca, hidrante, extintores; e reforço de não obstruir áreas destinadas a equipamentos de emergência.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *