VW coloca caminhão hibrido nas pistas
No próximo domingo a VWCO coloca na pista do autódromo de Goiania o primeiro caminhão hibrido na Copa Truck. O VW Meteor Mission Zero é fruto de uma parceria entre a montadora e a CBMM, Ciser, Giaffone Eletric e a R9 Competições.
A Mission Zero tem como meta iniciar uma jornada em direção a zerar a emissão de carbono, a partir da introdução de uma série contínua de inovações.
Campo de testes
A competição servirá como laboratório para testar novas tecnologias em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono.
O veículo foi pensado nos detalhes com um pacote de trem de força e demais componentes que levam à redução do consumo de combustível e das emissões. A grande novidade do Meteor Mission Zero é a combinação do trem de força híbrido, com motor elétrico para auxiliar o motor diesel.
Baterias recarregadas nas frenagens
A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada os sistemas de tração elétrica e a combustão. Um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, recarrega as baterias. Tudo com a máxima segurança.
“A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões e promovendo uma competição mais sustentável”, diz Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Veículo usa ligas especiais
Graças à parceria com a CBMM, o veículo utiliza materiais avançados com Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança, tornando o caminhão ainda mais competitivo. Outra novidade é a adoção de materiais nanocristalinos – ligas com o Nióbio que adquirem propriedades eletromagnéticas.
Estas são aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.
“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas e nos permite inovar mais rápido”. explica Érico França, especialista técnico da CBMM.
Laboratório de desenvolvimento
“Acreditamos que essa é a oportunidade para levar a competição a um novo patamar de desempenho e sustentabilidade, sendo um importante passo para a indústria automotiva”, diz Jackson Dal Comuni, gerente de Marketing da Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina.
Felipe Giaffone, piloto da equipe R9 Competições, o condutor, comemora: “Estou muito feliz em participar desse projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis. Além da Omni Financeira. Este será um ano inesquecível e marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional.”